Frente dos Alfa Romeo vai perder uma das suas principais características

3 meses atrás 101

As dianteiras dos Alfa Romeo têm sido marcadas pelo scudetto e, nas últimas duas décadas e uns trocos, pela chapa de matrícula ao lado. Adivinhe qual vai desaparecer.

A chapa de matrícula dianteira colocada no lado esquerdo do carro é algo que associamos à Alfa Romeo há muito tempo.

Para muitos de nós, foi o 156 (1998) o primeiro que vimos com essa solução. Na verdade, podemos recuar mais no tempo, até ao Spider de 1966, para ver a chapa de matrícula «empurrada» para o lado, permitindo ao scudetto ser mais alto, sem ficar obstruído pelo retângulo metálico.

Com a chegada do novo Junior — antes conhecido por Milano —, a chapa de matrícula dianteira foi colocada ao centro… E assim será para todos os futuros Alfa Romeo, a começar com o novo Stelvio em 2025.

Alfa Romeo Junior dianteira© Alfa Romeo

Porquê esta mudança?

De acordo com Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de design da Alfa Romeo, em declarações à Autocar, o reposicionamento ao centro da chapa de matrícula é consequência das novas regras de segurança da UE (GSR2), especialmente no capítulo referente à proteção de peões.

Porém, Mesonero-Romanos diz também não desgostar desta solução: “isto vai-nos permitir ter simetria de qualquer forma, por isso estou feliz — eu sou um dos tipos que gosta da chapa de matrícula ao meio”. Concorda?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Alfa Romeo 156 GTA?
Ler artigo completo