Fundador da Amazon vende ações da empresa e encaixa dois mil milhões de euros

8 meses atrás 83

A 2 de fevereiro, a Amazon adiantava que Bezos queria vender até 50 milhões de ações da Amazon ao longo do ano, de forma a lucrar com a subida da cotada em bolsa.

O fundador da Amazon já não está ao leme da empresa, mas isso não o impede de continuar a somar. Esta semana, Jeff Bezos vendeu 12 milhões de ações da Amazon, o que, e fazendo as contas a 174,45 dólares por título, significa um encaixe de 2.088 milhões de dólares (dois mil milhões de euros).

A empresa, agora liderada por Andy Jassy (fundador da Amazon Web Services), já tinha revelado no início do mês os planos do antigo CEO. A 2 de fevereiro, a Amazon adiantava que Bezos queria vender até 50 milhões de ações da Amazon ao longo do ano, de forma a lucrar com a subida da cotada em bolsa.

No último ano a Amazon viu os seus títulos subirem 78%, além de um crescimento de 13% do valor dos títulos no arranque do ano. Ao preço atual, os 50 milhões de títulos ficam avaliados em mais de oito mil milhões de euros.

Com esta venda, Jeff Bezos subiu ao segundo lugar da lista dos mais ricos da Bloomberg, com a sua fortuna a subir até aos 200 mil milhões de dólares, enquanto está no terceiro lugar da lista da Forbes (atrás de Elon Musk e Bernard Arnault).

Esta é a maior venda de ações de Bezos desde 2021. Apesar da venda, o multimilionário controla 9,4% da Amazon, sendo o maior acionista da empresa de comércio eletrónico. A Vanguard e a BlackRock, dois dos maiores fundos de investimento, controlam 7,3% e 5,91%.

Desde que fundou a Amazon, Jeff Bezos já vendeu mais de 28 mil milhões de euros em ações da empresa. Só entre 2020 e 2021, Bezos encaixou 18 mil milhões de euros em ações, um valor elevada devido à forte valorização que atingiu as ações das tecnológicas durante a pandemia.

Segundo a imprensa internacional, cerca de 200 milhões de euros provenientes das vendas dos títulos foram entregues a associações sem fins lucrativos.

Ler artigo completo