Fundão integra projeto europeu para desenvolver indústria dos videojogos

6 meses atrás 59

O projeto GAME-ER pretende apoiar, durante os próximos três anos, 'clusters' locais de videojogos em França, República Checa, Itália, Escócia e no Fundão, em Portugal, ajudando os decisores políticos a dinamizar a indústria através destes exemplos.

A ideia passa por "fornecer informações úteis aos legisladores e líderes da indústria de videojogos, partindo da perspetiva de seis 'clusters' regionais", informou hoje a Câmara do Fundão, em comunicado enviado à agência Lusa.

"O Município do Fundão pretende potenciar o ecossistema já existente, visando atrair e reter talento, além de diversificar o tecido empresarial, com especial enfoque na indústria de 'gaming', que em Portugal está em crescimento", refere a mesma nota.

A autarquia fundanense, no distrito de Castelo Branco, considera tratar-se de uma estratégia de promoção da inovação, atração de investimento e criação de emprego.

"A iniciativa dá reconhecimento ao papel vital que estes 'clusters' locais e regionais desempenham na promoção da inovação, do crescimento económico e da coesão social", sublinhou.

Segundo a Câmara do Fundão, os ecossistemas existentes "foram cuidadosamente selecionados pelas suas características únicas e diferentes fases de desenvolvimento".

"No Fundão, esta indústria já se faz notar, não só através da aposta na oferta formativa na área, nomeadamente pela Universidade da Beira Interior e a Escola Profissional do Fundão, mas também com a presença de empresas que dão cartas no setor", realçou o município.

No mesmo comunicado é mencionado que, para atingir os objetivos, o projeto vai adotar uma abordagem participativa, em colaboração com os legisladores e parceiros da indústria dos videojogos.

O GAME-ER tem um financiamento de três milhões de euros no âmbito do Horizonte Europa, "o maior programa europeu de apoio à inovação e investigação".

Leia Também: ByteDance regressa aos videojogos face a possível veto ao TikTok

Ler artigo completo