Fundo soberano da Noruega com mais poder de fogo para investir nas renováveis em Portugal

9 meses atrás 77

Fundo e espanhóis da Iberdrola com o objetivo de investir dois mil milhões em Portugal e Espanha.

O fundo soberano da Noruega, um dos maiores a nível mundial, vai continuar a investir nas energias renováveis em Portugal em conjunto com os espanhóis da Iberdrola.

O fundo, administrado pelo Norges Bank Investment Management, vai investir com a Iberdrola dois mil milhões de euros nos próximos três anos, anunciaram hoje as empresas, dando mais poder de fogo à parceria assinada há um ano, com a Iberdrola a deter 51% e o restante a ficar nas mãos dos noruegueses.

“As empresas acrescentam mais de 1.300 MW de energia renovável – 674 MW já estão inscritos e o restante será incluído nos próximos meses – ao seu acordo assinado no ano passado, elevando a capacidade total renovável para 2.600 MW”, segundo comunicado da Iberdrola, apontando que o portefólio renovável tem capacidade para abastecer 400 mil famílias.

A empresa adianta que “da nova capacidade – os 674 MW de renováveis –, um 40% são de energia eólica e os outros 60% são fotovoltaicos na Península Ibérica. Além disso, a aliança terá um adicional de 643,5 MW de capacidade solar em operação e em desenvolvimento de forma exclusiva”.

O fundo norueguês já conta com investimentos em várias cotadas em Portugal, incluindo a EDP, EDP Renováveis, Jerónimo Martins ou Galp, para nomear alguns.

“Hoje assinamos uma aliança global para avançar ainda mais no desenvolvimento de energias renováveis na Península Ibérica de uma forma mais rápida, consolidada e competitiva. Acreditamos que acordos deste tipo nos permitem combinar nossa experiência em energia limpa e solidez financeira com a do Norges Bank Investment Management, um parceiro líder, com quem já trabalhamos há vários anos”, disse o CEO da Iberdrola Ignacio Galan em Davos, citado em comunicado.

Já Nicolai Tangen, CEO do Norges Bank Investment Management, afirmou: “Estamos muito contentes em anunciar este novo e importante acordo com a nossa grande parceira Iberdrola. Ele aumenta nossa presença na Espanha e representa nosso primeiro passo em Portugal. Esperamos incorporar mais projetos atraentes de infraestrutura renovável no futuro”.

Ler artigo completo