FUTEBOL PRAIA| Portugal abre 2024 em Marrocos

8 meses atrás 65

Finalmente, a competição. Ainda que seja preparação, Portugal volta, quatro meses depois, à ação e logo com um interessante desafio em perspetiva: Marrocos, em dose dupla.

Casablanca vai ser o local do duplo encontro de preparação entre Portugal e uma seleção que vai crescendo no panorama internacional do futebol de praia: foi terceiro nos Jogos do Mediterrâneo, quarto no Campeonato Árabe e vencedor dos African Beach Games. Tudo em 2023.

Apesar de não marcar presença no próximo Mundial (foi terceiro no CAN 2022 e só os dois primeiros garantiram vaga), Marrocos é uma equipa com que Portugal pode fazer testes decisivos tendo em vista a fase final marcada para fevereiro. E é nesse prisma que este jogo se insere.

Com um núcleo forte ao nível das opções, Mário Narciso terá uma boa dor de cabeça: é que dos 14/15 habitualmente chamados para estágio, apenas 12 vão ao Mundial. E o selecionador já avisou o grupo para esse mesmo facto...

André Lourenço em discurso direto

O estágio: «As perspetivas são boas. Estamos com a motivação alta. Vamos disputar um Campeonato do Mundo e estamos focados em prepará-lo bem, para chegarmos lá na melhor forma possível»

@FPF

Marrocos: «É uma seleção forte fisicamente, correm muito. Têm vindo a melhorar ano após ano, quer em questões técnicas, quer em questões táticas. 

Acho que é uma seleção muito boa para nos prepararmos para o que aí vem. São combativos, com muito andamento, vieram inclusive agora de uma competição de pré-época no Brasil, por isso acho muito bom»

O grupo: «Estamos muito entusiasmados, cada vez mais unidos e focados em estarmos bem fisicamente e também entre nós, na amizade, para chegarmos lá e tudo dar certo. 

Queremos conseguir conjugar tudo para entrarmos na competição e fazer o que sabemos para tentar ganhar, como é lógico»

Jordan Santos em discurso direto

O estágio: «Estes dias servem para aprimorar quer os aspetos físicos, quer os aspetos táticos. Estamos a assimilar novamente aquilo que já temos vindo a trabalhar há algum tempo e a dar atenção sobretudo à componente física, porque o Mundial é já daqui a um mês. 

@FPF

Numa semana, conseguimos preparar bem essas duas vertentes. Na parte tática, já sabemos as ideias da equipa técnica e pouco mudámos, portanto é mais o juntar a equipa e preparar os aspetos físicos»

Mundial em fevereiro: «Não há grande diferença, porque já estamos a trabalhar há algum tempo e os aspetos físicos têm sido alvos de grande preocupação. Taticamente, a Seleção Nacional é composta praticamente pelos mesmos jogadores e conhecemo-nos muito bem uns aos outros, logo nesse aspeto não vai ser problemático. 

Por isso é que estamos a trabalhar bem esta parte física, para nos apresentarmos bem no Mundial, porque sabemos que algumas seleções, como o caso do Brasil que até está no nosso grupo, estão a competir há algum tempo. No entanto, acho que não vai ser por aí, porque estamos a fazer uma boa preparação»

Marrocos: «É uma seleção perfeita para nos prepararmos para o Mundial, porque é uma equipa altamente física. Vamos encontrar equipas com estas características, desde logo Omã, que podem ser equipas que taticamente não são muito fortes, mas fazem-se valer do seu poderio físico. 

É uma seleção que corre muito, que chuta muito à baliza e que nos vai meter sempre em alerta, para podermos chegar ao Mundial preparados para tudo o que nos possa acontecer»

Ler artigo completo