Futebolista palestiniano mostra dia a dia com as filhas em campo de refugiados em Gaza

1 mes atrás 52

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

10:32

Mahmoud Salma comoveu internautas e já conseguiu arrecadar mais de 59 mil euros em doações

Mahmoud Salma era um jogador de futebol palestiniano que tinha o sonho de entrar num grande clube. No entanto, a guerra trocou-lhe as voltas e hoje vive numa tenda num campo de refugiados em Gaza, com as duas filhas. Perdeu a casa e vários entes queridos e agora partilha, através das redes sociais, os momentos passados em família no enclave no meio da destruição causada pelo conflito. A história de Mahmoud sensibilizou os internautas. No Gofundme, o jovem já conseguiu arrecadar mais de 59 mil euros em doações. 

Sila, a filha mais nova de Mahmoud, nasceu durante a guerra entre Israel e o Hamas, não tendo visto a paz nem por um dia. "Apesar de todo este sofrimento, a Sila permanece feliz e o seu sorriso é a coisa mais bonita e a fonte de amor e inspiração nesta guerra", lê-se na publicação no Gofundme.

Já Celine, a filha mais velha, chegou a conhecer a vida antes do conflito ter começado. Adorava a casa onde moravam e de ver televisão, mas depois das inúmeras deslocações que se viu obrigada a fazer com a família, ficou "exausta". "Ela tinha tudo aquilo com que sonhava em pequena, mas agora só tem de viver na nossa pequena tenda", conta o palestiniano.

O Ministério da Saúde de Gaza anunciou esta quinta-feira que mais de 40 mil palestinianos morreram no enclave desde o início da guerra entre o Hamas e Israel, acrescentando que cerca de 10 mil corpos estão desaparecidos debaixo dos escombros. Entre as vítimas incluem-se 16.400 menores.

Os feridos em 314 dias de guerra ascendem a 92.401, depois de somados os 107 novos feridos que deram entrada no último dia nos hospitais da Faixa de Gaza, onde mais de dois milhões de pessoas, a quase totalidade da população, está deslocada devido ao conflito.

Por Correio da Manhã

Ler artigo completo