Futsal como cura para coração partido pelo futebol: a história de Tatinho

8 meses atrás 80

As portas do Pavilhão João Rocha abriram-se para uma cara nova, recebida com muito entusiasmo e até expetativa pelos adeptos do Sporting. Aos 31 anos, Tatinho fez a travessia do Atlântico, deixou o conforto de casa e agarrou a vaga deixada no plantel leonino pela saída inesperada de Diego Cavinato. Reforço de inverno sonante para um leão de olhos postos não só nas provas internas, mas na UEFA Futsal Champions League, o internacional brasileiro carrega consigo uma história diferente do comum.

Antes de se tornar um craque nas quadras, Tatinho era mais uma de muitas crianças brasileiras com o sonho do futebol. E o agora ex-jogador do Corinthians, ao contrário de muitas dessas crianças, conseguiu tornar o desejo realidade, ainda que por um curto período. Curto, mas suficiente para o levar ao Japão e a um troféu: em 2012, representou o Ventforet Kofu, por empréstimo do PSTC, e sagrou-se campeão da segunda divisão nipónica.

@Yuri Gomes/ Corinthians

Um jovem de 20 anos e já com sucesso no futebol, pelo que nada fazia prever o que veio a acontecer posteriormente: uma série de problemas com os empresários levaram Tatinho a desistir do sonho. Magoado com a modalidade, o atleta ficou alguns anos afastado da prática desportiva, mas para um coração partido há sempre uma cura e a deste homem passou por trocar o pitão pela sola lisa, o relvado pela madeira envernizada. E tudo voltou a fazer sentido.

Até aqui, a história que consideramos diferente do comum parece, na verdade, igual a outras tantas. A pequena, mas grande diferença, é que Tatinho fez o percurso ao contrário do que habitualmente é feito por quem partilha uma história com as duas modalidades, começando no futebol e acabando no futsal.

Embora tenha chegado tarde às quadras, por culpa de um amigo próximo que montou a equipa do Dracena Futsal, onde Tatinho se estreou. Relembramos: chegou tarde, mas foi como se o futsal tivesse sido parte da sua vida desde o berço. Cinco anos no Dracena, um no Intelli e um sucesso reconhecido pelo Timão, que o catapultou para os grandes palcos. Pelos paulistas venceu a LNF 2022 e tornou-se internacional A pelo Brasil, bem a tempo de integrar a comitiva que conquistou a Copa das Nações 2023.

Uma ascensão meteórica numa modalidade que lhe devolveu o que o plano A tirou e lhe deu mais ainda. Tatinho é do Sporting e a Liga Placard ganhou mais uma figura.

Brasil

Tatinho

NomeRenato Piau de Sá

Nascimento/Idade1992-12-19(31 anos)

Nacionalidade

Brasil

Brasil

PosiçãoAla

Ler artigo completo