Galp assina contrato com americana Cheniere para compra de gás natural

2 meses atrás 63

A portuguesa Galp assinou um acordo com a norte-americana Chienere Marketing para aceder à rede de fornecimento de gás natural liquefeito (GNL). O anúncio foi enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na manhã desta segunda-feira.

Este contrato assinado entre as duas parte prevê o acesso da Galp ao GNL americano, nomeadamente o fornecimento durante 20 anos de 0,5 milhões de toneladas por ano contingente à decisão final de investimento do segundo terminal da unidade de Sabine Pass, no Louisiana. Esta unidade soma seis produções de GNL, mas a expansão já se encontra em desenvolvimento.

Indica a Galp ao mercado que o acordo de compra e venda inclui acesso a fornecimentos limitados, sem indicar o números, a partir de 2027 e até que o novo terminal esteja concluído.

“Este acordo reforça as opções da Galp no fornecimento de GNL com acesso a volumes competitivos nos EUA, adicionando flexibilidade e diversificação ao seu portefólio”, sustenta a petrolífera liderada por Filipe Silva. 

A empresa sustenta ainda que vai comprar GNL num base free on board e a um preço indexada ao Henry Hub, ao qual se somará uma taxa fixa de liquefação.

Ler artigo completo