Ganha importante prémio literário e anuncia que teve ajuda do ChatGPT

8 meses atrás 96

A escritora japonesa Rie Kudan foi galardoada, na quarta-feira, com o Prémio Akutagawa, um dos mais prestigiados prémios literários do Japão. No entanto, durante o seu discurso de agradecimento, anunciou que teve ajuda da Inteligência Artificial (IA).

"Tenciono continuar a tirar partido da utilização da IA na escrita dos meus romances, deixando a minha criatividade exprimir-se ao máximo", disse a escritora, de 33 anos, após ganhar o prémio de melhor obra de ficção, citada pela CNN Internacional.

Em conferência de imprensa, Kudan explicou então que cerca de 5% do livro Tokyo-to-Dojo-to" ['A Torre da Compaixão de Tóquio'] foi escrito com recurso ao ChatGPT.

A obra em causa tinha sido considerada como "praticamente sem falhas" pelo júri responsável pela distinção do prémio.

O livro, segundo a CNN Internacional, trata-se de um romance que gira em torno dos dilemas de um arquiteto encarregado de construir uma prisão confortável em Tóquio, onde os infratores são reabilitados, e tem a IA como tema.

A escritora afirmou ainda que consultava o ChatGPT com frequência no seu dia a dia para falar sobre problemas que sentia que não podia contar a ninguém. 

Leia Também: CEO da OpenAI revela a app que mais usa (e não é o ChatGPT)

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo