Gastos globais com publicidade duplicaram na última década para um bilião de euros

1 mes atrás 52

O investimento global em anúncios mais que dobrou na última década. Em 2024, pela primeira vez, os gastos globais com publicidade deverão aumentar 10,5%, com a Meta, a Amazon e a Alphabet  a responderem por mais de 70% desse gasto. Espera-se que os três grupos atraiam 43,6% de todos os gastos com publicidade em 2024, aumentando para uma fatia de mais de 46% até 2026.

De acordo com as novas previsões da perspectiva global de gastos com publicidade para 2024/25, da WARC, especialista em eficácia de marketing, os gastos em 2025 devem aumentar em 7,2%, seguidos por um aumento adicional de 7% em 2026.

Espera-se que o mercado de publicidade na América do Norte cresça 8,6% este ano. Só nos EUA, e com os gastos políticos, deverá atingir 14,1 mil milhões de euros devido à corrida eleitoral à Casa Branca.

O crescimento na APAC (Ásia- Pacífico) esfriará para 2%, a Europa crescerá 5%, para 147 666 750 biliões de euros, a América Latina verá um aumento de 6,2% e os gastos no Médio Oriente crescerão 4,2%, em grande parte não afectados pela ameaça do conflito iminente.

A retail media (21,3%), a media social (14,2%) e a pesquisa (12,1%) impulsionarão o crescimento digital este ano, respondendo juntos por 85% dos gastos online e quase 3 em cada 5 euros de gastos incrementais com publicidade este ano.

«O mercado global de anúncios duplicou na última década, com o investimento em publicidade a crescer quase três vezes mais rápido do que a produção económica desde 2014. Três empresas – Alphabet, Amazon e Meta – foram as maiores beneficiárias desse período de expansão, atraindo sete em cada dez dólares incrementais de anúncios nos últimos 10 anos», diz o director de dados, inteligência e previsão da WARC, James McDonald.

Os números vêm de uma década de consolidação, um novo estudo que inclui uma actualização de 2,3 pontos percentuais na previsão da WARC para reflectir a crescente adopção de ferramentas de media habilitadas por IA. A análise é baseada em dados de gastos com publicidade de 100 mercados e projecções de padrões de investimento em anúncios com base em mais de 2 milhões de pontos de dados.



Ler artigo completo