Generali AM prevê corte do BCE em setembro

1 mes atrás 28

Gestora de ativos italiana prevê novo corte do BCE em setembro e o arranque dos cortes pela Reserva Federal norte-americana.

A Generali AM prevê novo corte pelo Banco Central Europeu (BCE) em setembro, de 25 pontos base, altura em que a Reserva Federal norte-americana também deverá arrancar com os cortes.

“O BCE pode avançar para o segundo corte em setembro, quando a Fed também deverá dar o primeiro passo na mesma direção”, disse hoje o economista sénior Martin Wolburg.

O economista aponta que o PIB da zona euro atingiu os 0,3% no segundo trimestre, com vários indicadores relevantes de julho a serem “desapontantes”. Para este ano, a gestora de ativos italiana prevê um crescimento da  zona euro de 0,8% “graças ao crescimento do rendimento real e algum alívio monetário”, reconhecendo alguns riscos.

 A inflação anual “surpreendentemente subiu para 2,6% em julho“, com a inflação dos serviços a permanecer “pegajosa”, mantendo a inflação subjacente nos 2,9%.

“Surpreendentemente, o BCE não atuou em julho, mas esperamos agora um novo corte de 25 pontos base em setembro”.

Em cadeia, a economia cresceu 0,3% no segundo trimestre, “em linha com as nossas projeções, mas disfarça uma forte heterogeneidade entre países; mais notavelmente, a Alemanha entrou em contração”.

“Em julho, o BCE surpreendentemente não atuou, mas o Conselho viu os últimos desenvolvimentos da inflação em linha com as suas projeções e a retórica sobre o crescimento dos salários pareceu menos preocupante do que em junho. Contudo, a sra. Lagarde não quis dar indicações futuras e enfatizou que o Conselho está realmente dependente dos dados. Apesar dos dados da inflação de julho darem algum argumento aos falcões, esperamos que o processo de cortes continue e olhamos para cortes trimestrais de 25 pontos base até a taxa de depósitos ser reduzida para 2,5%”, segundo a nota.

Ler artigo completo