Gloria Ortiz vai suceder a Dancausa como presidente executiva do Bankinter

4 meses atrás 63

Ortiz vai substituir María Dolores Dancausa que tinha sucedido a Pedro Guerrero, que anunciou a sua intenção de abandonar o cargo de administrador do Bankinter após 17 anos como presidente.

O conselho de administração do Bankinter acordou, esta quarta-feira, propor a nomeação de Gloria Ortiz como nova presidente executiva, em substituição de María Dolores Dancausa.

No comunicado do Bankinter, é explicado que “Dancausa substituiu Pedro Guerrero, que anunciou a sua intenção de abandonar o cargo de administrador do Bankinter após 17 anos como presidente, com efeitos a partir de 21 de março de 2024, data em que se realizará a próxima assembleia geral ordinária de accionistas”.

Dado que Ortiz vai assumir um novo cargo, “Dancausa deixará de exercer todas as suas funções executivas a 21 de março e Ortiz, que é atualmente diretor-geral da banca comercial, assumirá o seu cargo”.

“As nomeações foram aprovadas na sequência de um parecer favorável do Comité de Sustentabilidade e Nomeações. Para além disso, o Banco iniciou o processo de avaliação da idoneidade dos candidatos pelo Banco Central Europeu (BCE)”, informou o banco.

No comunicado é lembrado ainda o percurso de Gloria Ortiz Portero, que “entrou para o banco em 2001 como directora de controlo de gestão. Posteriormente, trabalhou no banco como directora de relações com investidores, directora financeira, directora de banca digital, tecnologia e operações e, a partir de 2021, directora de banca comercial”.

Ler artigo completo