Google vai despedir centenas de funcionários de várias equipas

9 meses atrás 78

Empresa não referiu quantos postos vão ser eliminados, mas as equipas de assistente de voz, de software, de hardware e da equipa central vão sofrer os maiores cortes.

A Google anunciou que vai despedir centenas de trabalhadores de várias equipas, com os cofundadores da Fitbit, James Park e Eric Friedman, também a deixarem a empresa, numa tentativa da gigante da tecnologia diminuir os seus custos, segundo a “Reuters”.

A empresa vai demitir centenas de pessoas na sua unidade de assistente de voz (Ok Google), enquanto algumas funções na equipa de hardware, que são responsáveis pelo Pixel, Nest e Fitbit, estão a ser eliminadas, juntamente com funções na equipa central de engenharia.

A Fitbit foi comprada pela Google em 2021 por 2,1 mil milhões de dólares. No entanto, a empresa continuou a lançar versões do Pixel Watch, um produto que compete diretamente com alguns dispositivos da Fitbit e com o Apple Watch.

Em comunicado, a Google avança que “durante a segunda metade de 2023, algumas das nossas equipas realizou alterações para serem mais eficientes e para trabalhar melhor, e também para alinhar os seus recursos às suas maiores produções. Algumas das equipas continuam a fazer algumas alterações organizacionais, o qual inclui a eliminação de alguns postos de trabalho globais”.

A reorganização das equipas acontece num tempo em que empresas como a Microsoft e a Google estão a apostar numa melhor adoção da tecnologia de Inteligência Artificial generativa, seguindo o sucesso do ChatGPT da OpenAI.

Em janeiro do ano passado a empresa também anunciou que iria cortar postos de trabalho, cerca de 12 mil, tendo chegado a setembro com um total de 182.381 funcionários globais.

Ler artigo completo