Goparity angaria 800 mil euros para projeto solar em Espanha

3 meses atrás 62

A Goparity revela que os mais de 3.800 investidores nesta central solar em Espanha vão receber um retorno anual de 6,3% nos próximos 10 anos.

A Goparity volta a consolidar a sua presença em Espanha ao angariar 800 mil euros naquela que é a sua maior campanha de investimento para a energia solar no país vizinho. A Comunidad Solar é a empresa responsável que recorreu ao financiamento de impacto para investir num parque solar em Múrcia, apelidado de Cervantina.

Segundo comunicado da plataforma de financiamento sustentável, o objetivo inicial estava fixado em 600 mil euros. Quando este valor foi alcançado no mês passado, a Comunidad Solar aumentou o objetivo para os 800 mil euros, “o maior montante angariado pela plataforma Goparity numa campanha única em toda a sua história”.

Mais de 3.800 pessoas de mais de 35 países investiram no projeto localizado em Espanha e estima-se que irão obter um retorno anual de 6,3% durante 10 anos.

“Estamos imensamente gratos e felizes com o sucesso da nossa campanha de crowdfunding através da Goparity. A plataforma foi fundamental para nos ligar a uma comunidade incrível de apoiantes. Graças a todos os que contribuíram e acreditaram no nosso projeto, ultrapassámos as nossas expectativas”, aponta Paco Ragageles, cofundador e CEO da Comunidad Solar.

“Para a nossa visão da Comunidad Solar, a comunidade e as ações comunitárias são essenciais, e tanto a Goparity como nós partilhamos essa filosofia. O apoio que recebemos encoraja-nos a seguir em frente e a mostrar o que podemos alcançar juntos. Obrigado à Goparity, por serem a ponte que tornou este sonho possível”, declara Ragageles.

A missão da Comunidad Solar visa reduzir a dependência dos mercados de eletricidade, através da criação de comunidades de energia que tragam mais agência e autonomia aos seus membros. O dinheiro angariado nesta campanha será usado para adquirir integralmente a central solar de La Cervantina (Fuente Alamo, Múrcia), com o objetivo de produzir e comercializar energia solar para habitações familiares e empresas que não disponham de espaço suficiente para instalar painéis solares nas suas casas ou empresas.

“O facto de ser o nosso maior projeto de sempre, no valor de 800 mil euros, promovido por uma empresa espanhola poucos meses depois de nos ter sido atribuída a Licença Europeia de Financiamento Colaborativo e de termos anunciado a nossa entrada em Espanha é muito motivador”, acrescenta Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da Goparity.

“A colaboração entre a Goparity e Comunidad Solar faz todo o sentido. Ligar uma comunidade de investidores de impacto a um projeto que leva energia renovável a comunidades, é uma forma de escalar o compromisso das duas organizações com a democratização, descentralização e acessibilidade do desenvolvimento sustentável”, sustenta no mesmo comunicado.

Indicam as empresas que este novo modelo vai permitir que os consumidores espanhóis beneficiem de “uma redução direta dos custos, uma vez que estarão menos dependentes da rede e, por conseguinte, menos dependentes das flutuações do mercado e dos encargos ficais”. Esta central em Múrcia visa evitar a emissão de 282 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à capacidade de absorção de mais de 12 mil árvores.

Com esta última angariação, a Goparity já permitiu mais de 35 milhões de euros investidos por mais de 35 mil membros registados, com os projetos financiados a impactar cerca de 89 mi pessoas e a criação de quase cinco mil postos de trabalho.

Ler artigo completo