Governo aprova despesa da primeira PPP para alta velocidade

9 meses atrás 80

O Conselho de Ministros aprovou eletronicamente ao inicio da noite desta quinta-feira a autorização da despesa inerente à celebração do contrato de concessão, em regime de Parceria Público-Privada, do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, entre Porto (Campanhã) e Oiã (Aveiro).

O Conselho de Ministros aprovou eletronicamente ao inicio da noite desta quinta-feira a autorização da despesa inerente à celebração do contrato de concessão, em regime de Parceria Público-Privada, do primeiro troço da Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, entre Porto (Campanhã) e Oiã (Aveiro). O projeto visa ligar as duas maiores cidades portuguesas  numa hora e 15 minutos.

O concurso público internacional para a construção do primeiro troço do projeto de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e Porto vai ser lançado esta sexta-feira, segundo disse o primeiro-ministro António Costa.

Os jornais têm avançado que este primeiro troço tem previsto um valor de investimento de 1.950 milhões de euros, superior ao que chegou a ser anunciado em setembro de 2022, de 1.650 milhões, devido ao aumento dos custos da construção.

Este arranque é considerado fundamental para Portugal poder apresentar até ao dia 30 deste mês a candidatura aos 729 milhões de fundos do Mecanismo Interligar a Europa para financiar o projeto.

Foi ainda aprovada em Conselho de Ministros a atribuição de uma indemnização compensatória da Museus e Monumentos de Portugal, E. P. E., entidade que se encontra incumbida da proteção e salvaguarda de 38 museus, monumentos e palácios nacionais a partir de 1 de janeiro de 2024.

Ler artigo completo