Governo deve empenhar-se nas negociações com médicos, diz antigo ministro da Saúde

1 mes atrás 66

08 ago, 2024 - 07:00

Luís FIlipe Pereira considera que atrair médicos é a solução para resolver a crise no SNS. Ex-ministro do PSD diz que visita de Marcelo a Santa Maria é "sinal para unir esforços".

Luís Filipe Pereira, ministro da Saúde nos governos do PSD/CDS-PP de Durão Barroso e Santana Lopes, considera que o governo tem de se empenhar nas negociações com os sindicatos médicos para resolver os problemas no Serviço Nacional de Saúde.

Em declarações à Renascença, o antigo governante ressalva que o atual executivo herdou uma “pesada herança” dos governos do PS, que “ao longo dos últimos oito anos (…) aumentaram francamente as despesas, mas a resposta piorou”.

O ex-ministro sublinha, ainda assim, que a solução para a crise na saúde passa por atrair mais médicos e que isso implica chegar a acordo com os sindicatos – mas também tornar a carreira mais desafiante profissionalmente.

Médicos insistem que valorização dos profissionais do SNS passa pelos salários

“[Para] a atração e melhores condições de remuneração, obviamente que as negociações com os sindicatos são fundamentais. Mas há um outro aspeto que pouco se tem falado: criar condições para o desenvolvimento individual das carreiras, um sistema de organização que permita evoluir. É também fundamental”, considera.

Luís Filipe Pereira pede ainda uma mudança nas regras de recrutamento, de modo a “acelerar a entrada dos novos especialistas, que fizeram o exame há cerca de quatro meses”.

Já sobre a visita desta quinta-feira Presidente da República à nova Maternidade do Hospital Santa Maria em Lisboa – e onde também participa o primeiro-ministro e a ministra da Saúde –, o antigo ministro reforça que esta é uma iniciativa inédita por parte de Marcelo para “unir esforços a favor do SNS”.

“O senhor Presidente da República está preocupado, assim como o governo, quanto à situação existente. Querem acentuar a importância daquilo que está a ser feito. É para mostrar que temos de unir esforços – todos – para que o serviço de saúde tenha melhor resposta”, concluiu.

Comentários

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+

Ler artigo completo