Governo promete aplicar 270 milhões de euros do PRR para revolucionar a Justiça em Portugal

9 meses atrás 76

País

Mesmo que as eleições alterem o rumo politico do país, a estratégia é clara: não desperdiçar a oportunidade dos fundos europeus, aplicando-os em três áreas: a tecnologia, os registos e a simplificação.

O Governo garante que já estão contratualizados mais de 150 milhões de euros para investir na Justiça no âmbito do PRR. O investimento global de 270 milhões, até 2026 promete uma revolução nos tribunais.

Depois do aviso do Presidente da República, no ponto de situação do Governo, mais de metade dos fundos a aplicar na modernização da Justiça já estão na rua.

Um caminho sem regresso avisa o executivo. Mesmo que as eleições alterem o rumo politico do país, a estratégia é clara: não desperdiçar a oportunidade dos fundos europeus, aplicando-os em três áreas: a tecnologia, os registos e a simplificação.

Os dados mais recentes do Painel de Avaliação da União Europeia mostram que Portugal é o quinto Estado-membro com maior duração dos processos em tribunal. A transformação digital em curso vai permitir, por exemplo, valorizar um milhão de horas de trabalho por ano.

Com este investimento global de 270 milhões até 2026, o Governo promete uma revolução nos tribunais, tornando a justiça mais acessível e menos morosa.

Ler artigo completo