Gripe A. Infarmed nega que Tamiflu esteja em falta nas farmácias

8 meses atrás 65

O mercado nacional encontra-se abastecido de “dezenas de milhares de embalagens de Tamiflu”, mais concretamente cerca de 43 mil, revelou o Infarmed.

O Infarmed negou esta quarta-feira que o medicamento Tamiflu, usando para tratamento da Gripe A, esteja em falta nas farmácias portuguesas e quantificou mesmo o stock existente em Portugal.

Esta reação da Autoridade Nacional do Medicamento surge depois de uma reportagem da RTP que noticiou um pico de afluência ao Hospital de São João, no Porto, com muitos pacientes a denotarem sintomas de Gripe A. Na mesma peça, o diretor do serviço de urgência mostrou-se muito preocupado com a afluência a este serviço nos próximos dias.

À informação veiculada pela RTP de que estaria esgotado o stock do medicamento para a Gripe A, o Infarmed revelou que, segundo o titular do referido medicamento, “o mercado nacional encontra-se abastecido de dezenas de milhares de embalagens de Tamiflu”, mais concretamente cerca de 43.000″.

“Nesse sentido, as farmácias e/ou unidades hospitalares que necessitem de proceder ao normal abastecimento deste medicamento, devem contactar os distribuidores grossistas, a empresa titular do medicamento ou o respetivo operador logístico”, complementa o Infarmed que recorda ainda que o Tamiflu está sujeito a receita médica.

Ler artigo completo