Grupo de aviação IAG muda topo da gestão da Iberia e da Vueling

6 meses atrás 43

O grupo continua a evoluir com a ‘prata da casa’, o que leva a companhia a afirmar que os seus quadros são uma das mais valias com que ppodem contar.

No mesmo dia em que anunciou os “excelentes” resultados do balanço de 2023, a companhia aérea IAG anunciou a substituição de Fernando Candela, até agora principal executivo da companhia aérea Iberia, depois de ter assumido o cargo interinamente há vários meses, substituindo Javier Sánchez Prieto. O novo CEO da companhia será Marco Sansavini, que assumirá o cargo a partir de abril, depois de ter ocupado a presidência e a gestão executiva na Vueling nos últimos anos.

O jornal “El Economista” avança ainda que a sua posição na companhia aérea catalã – também detida pelo grupo – será assumida por Carolina Martinoli, que é atualmente responsável pela Divisão de Pessoas, Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do grupo IAG.

Por seu lado, Fernando Candela vai continuar no grupo como CEO da marca comercial Level, dedicada a voos intercontinentais de baixo custo. O anúncio das mudanças foi anunciado pelo presidente-executivo do IAG, Luis Gallego, durante a apresentação dos resultados aos analistas realizada em Londres.

O executivo espanhol informa que “com estas mudanças no Comité de Gestão continuaremos a implementar as nossas prioridades estratégicas, transformando o nosso negócio, impulsionando o crescimento sustentável e as margens de alto nível dentro da indústria”.

O grupo volta assim a apostar na promoção interna e Gallego deixa a gestão do grupo nas mãos do seu círculo de confiança, que esta quinta-feira apresentou resultados considerados excelentes depois de multiplicar por seis vezes o lucro de 2022, para 2.665 milhões de euros – para servir de comparativo, a dupla Air France-KLM apresentou neste mesmo dia resultados líquidos de 900 milhões de euros.

“O facto de estarmos a fazer estas mudanças internamente, com gestores que fazem parte do Comité de Gestão do IAG, é uma prova da qualidade das nossas pessoas. A profunda experiência da nossa equipe sénior é um dos diferenciais da estrutura do grupo. Tanto Marco quanto Carolina já tiveram um impacto significativo na transformação do IAG e sei que continuarão a fazê-lo em suas novas posições”, disse Candela em comunicado à imprensa.

Da mesma forma, a empresa quis reconhecer o trabalho de Candela, que assumiu a Iberia em maio de 2023: “Gostaria também de dar um reconhecimento especial ao Fernando Candela que assumiu a liderança da Iberia depois de ter lançado o programa de transformação de todo o grupo, e onde conseguiu fechar o acordo de gestão, de grande importância para o futuro”, explica o comunicado.

Ler artigo completo