Grupo Ferrero diz que mais de 90% das embalagens são agora concebidas para serem recicláveis

3 meses atrás 66

Segundo o documento, a produtora de chocolates de marcas como a Nutela e a Ferrero Rocher, 90,7% das suas embalagens são agora concebidas para serem recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis – esta percentagem em 2021/22 rondava os 88,5%.

Foi publicado o Relatório de Sustentabilidade do Grupo Ferrero que faz um balanço do progresso na sua jornada sustentável.

Segundo o documento, a produtora de chocolates de marcas como a Nutela e a Ferrero Rocher, 90,7% das suas embalagens são agora concebidas para serem recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis – esta percentagem em 2021/22 rondava os 88,5%.

Há a registar também uma redução de 20% na intensidade da água nas fábricas Ferrero, através de iniciativas de redução e reutilização desde o ano referência 2017/18 (9,6% versus 2021/2022).

O último Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano fiscal 2022/23, “destaca o foco contínuo da Ferrero na promoção de uma maior transparência em toda a cadeia de abastecimento dos principais ingredientes dos produtos do Grupo, alinhado com a sua abordagem de abastecimento responsável”, assegura a empresa.

Na sua cadeia de abastecimento de avelã, a Ferrero alcançou 90% de rastreabilidade, um aumento significativo em relação aos 79% alcançados no ano anterior (2021/22), através do trabalho contínuo com agricultores, fornecedores, instituições, universidades e centros de investigação, para promover e partilhar práticas agrícolas sustentáveis.

O grupo destaca ainda que, em colaboração com parceiros no terreno, a Ferrero contribuiu para fazer face a desafios complexos na cadeia de abastecimento, nomeadamente no que toca à desflorestação em todas as áreas de origem dos seus ingredientes. Por exemplo, utilizando a cartografia por satélite, foi possível aumentar a rastreabilidade do cacau até ao nível da exploração agrícola para 93% em 2022/23.

Para além de trabalhar com tecnologia de ponta, a Ferrero é um membro de longa data da World Cocoa Foundation (WCF) e da International Cocoa Initiative (ICI).

A Ferrero lembra ainda que se mantém, enquanto parceiro da Save the Children, a trabalhar com 65 comunidades na região da Haut-Sassandra, na Costa do Marfim, um dos principais países fornecedores de cacau, alcançando mais de 18 mil pessoas.

Adicionalmente, a Ferrero colabora com a Earthworm Foundation e com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nas suas cadeias de abastecimento de óleo de palma e avelãs, respetivamente, de modo a fomentar práticas laborais responsáveis.

Na nota, Giovanni Ferrero, Executive Chaiman do Grupo Ferrero, sublinha que “o Grupo Ferrero reconhece o papel fundamental que desempenha na preservação da natureza em prol das gerações futuras, através de compromissos concretos assentes na sua estratégia de longo prazo. Os quatro pilares do nosso quadro de sustentabilidade orientam todas as decisões que tomamos”.

Ler artigo completo