Günther Steiner diz que avançaria para a contratação de Oliver Bearman: «Colocá-lo-ia num lugar de corrida»

6 meses atrás 109

Guenther Steiner, antigo chefe de equipa da Haas, garantiu que se ainda estivesse em funções no cargo, avaliaria todas as hipóteses para garantir a contratação do jovem de 18 anos, Oliver Bearman, piloto reserva da Ferrari, que substituiu Carlos Sainz no Grande Prémio da Arábia Saudita e terminou na sétima posição.

"Com base no seu desempenho em Jeddah, depois do que vi dele na Haas, colocá-lo-ia num lugar de corrida. Obviamente, depende das circunstâncias e dos lugares disponíveis. É preciso analisar todo o cenário, mas ele seria um candidato. Obviamente, não é 100% certo que ele será bem sucedido. Continua a ser um risco. Mas a forma como ele se comportou na qualificação e na corrida em Jeddah, tendo apenas uma hora de treinos, sugere que o risco é muito menor", reiterou.

O ítalo-americano de 58 anos referiu que o desempenho do piloto britânico na segunda etapa do campeonato foi o cartão de visita perfeito para mostrar aos responsáveis das equipas que merece uma oportunidade de correr na categoria na próxima temporada, especialmente num mercado que se prevê agitado, já que 14 pilotos terminam contrato no final da presente época.

"Para os possíveis empregadores, essa corrida terá tirado muitas dúvidas sobre o que ele é capaz de fazer. Ele está numa boa posição, pois no final deste ano há muitos contratos com pilotos, por isso pode colocar-se numa boa posição. Ele não pode ir para onde quiser, mas acredito que há mais do que uma oportunidade para ele", disse, complementando com uma questão.

"Ele tem um contrato com a Ferrari, não sei por quanto tempo. Se estivéssemos interessados nele, iríamos falar com a Ferrari e veríamos o que eles querem fazer e se é possível conseguir alguma coisa. É claro que temos de ver o que se passa na nossa equipa com os pilotos. Querem-no ou estão satisfeitos com o que têm?".

Na sua coluna de opinião para o site da Fórmula 1, o antigo chefe da Haas acredita que os responsáveis de muitas equipas da grelha farão os possíveis para oferecer o melhor projeto e um contrato atrativo para contar com Bearman nos seus monolugares.

"Penso que muitas equipas vão olhar para ele de forma proactiva depois do seu desempenho no último fim de semana. Se eu vejo o potencial, outras pessoas também o verão, por isso penso que há uma boa possibilidade de ele conseguir um lugar no próximo ano", frisou.

Recorde-se que Oliver Bearman corre atualmente no campeonato do mundo de Fórmula 2 pela Prema Racing e integra o programa de desenvolvimento de pilotos juniores da Academia da Ferrari.

Ler artigo completo