Guterres: “G7 tem responsabilidade particular” perante “mudanças globais em múltiplas frentes”

3 meses atrás 65

Em conferência de imprensa à margem das celebrações do 60.º aniversário do UNACTD, recentemente renomeado UN Trade and Development, o secretário-geral garantiu que essa é a “mensagem clara” que transmitirá no G7, em Itália, que decorre de 13 a 15 de junho.

António Guterres defendeu hoje, em Genebra, que os líderes do G7 “têm uma responsabilidade particular” num “momento crítico” marcado por “mudanças globais profundas em múltiplas frentes”, como a agenda climática.

Em conferência de imprensa, à margem das celebrações do 60.º aniversário do UNACTD, recentemente renomeado UN Trade and Development, o secretário-geral garantiu que essa é a “mensagem clara” que transmitirá na cimeira dos sete, em Itália.

Na agenda climática, Guterres alerta que a “janela para agir está a fechar-se rapidamente”. “Estamos a colher os frutos da inação climática com inundações, incêndios, secas e calores devastadores”, afirmou.

De acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas da União Europeia (UE), o mês passado registou as temperaturas mais altas da história, contribuindo para a senda de “12 meses consecutivos mais quentes de sempre”.

“A Organização Meteorológica Mundial indicou uma probabilidade de 80% de que a temperatura média anual global ultrapasse 1,5°C em pelo menos um dos próximos cinco anos”, acrescentou, notando que, em 2015, “a probabilidade de tal violação era quase nula”.

Ler artigo completo