Há países na Europa em que 86% dos espectadores prefere CTV. Sabe o que é?

2 horas atrás 28

Como é que os espectadores se comportam em relação à televisão na Connected TV (CTV)? Numa tentativa de responder a esta questão, foi apresentado um estudo “Porque é que a CTV é a rainha da economia da atenção?”, realizado pelo grupo ShowHeroes sobre o comportamento da audiência.

Antes de mais é importante explicar o que é exactamente a Connected TV ou CTV. Trata-se de um dispositivo de TV que se liga à internet e permite que os utilizadores assistam conteúdos em vídeo.

Os dispositivos CTV incluem tudo, desde Smart TVs com Wi-Fi e streaming integrados até consolas de jogos como o Xbox ou o Playstation, além de dispositivos de streaming como Apple TV, Google Chromecast, Amazon Fire TV Stick e Roku.

Realizado com mais de 1.000 inquiridos em seis mercados europeus importantes – Alemanha, Reino Unido, França, Países Baixos, Bélgica e Espanha – o estudo combina inquéritos detalhados com tecnologia avançada de seguimento ocular para explorar a forma como os telespectadores interagem com os anúncios na Televisão via streamming.

A investigação foi estruturada em duas fases principais: na primeira fase, os utilizadores dos seis mercados seleccionados foram inquiridos para analisar as suas atitudes e hábitos de visualização em relação à CTV e aos anúncios da CTV.

Na segunda fase, os mesmos participantes assistiram a um vídeo enquanto o seu comportamento era monitorizado através de tecnologia de eye-tracking.

Assim, verificou-se que há um boom na TV conectada, com 86% dos espectadores a consumirem actualmente CTV, o que representa um aumento de 6% em relação a 2022.

Por outro lado, as audiências mais jovens estão a liderar a mudança para a CTV, com mercados como Espanha e o Reino Unido a liderar o caminho.

Por último, fala-se de preferências de conteúdo diferenciadas: o conteúdo é fundamental, com as audiências da Connected TV e da TV linear a consumirem diferentes tipos de conteúdo, o que sublinha a importância de estratégias de publicidade personalizadas.



Ler artigo completo