Hélder Santinhos toma posse como presidente do SPAC

2 meses atrás 42

Santinhos dirigiu o SPAC em 2015, tendo o seu mandato ficado marcado pela greve de pilotos na TAP. A nova direção vai conduzir o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil no triénio 2024-2027.

Hélder Santinhos, o novo presidente Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e a equipa que vai conduzir o SPAC no triénio 2024-2027 foram empossados esta segunda-feira, 1 de julho, numa cerimónia que contou com a presença de algumas dezenas de convidados.

O piloto defende que “os sindicatos como o SPAC devem posicionar-se como agentes do futuro, estimulando ambientes laborais com boas condições, essenciais para a segurança e eficiência das operações e para a vida longa e saudável das empresas, resistindo às pressões dos objetivos políticos ou empresariais de curto prazo”.

Os desafios do presente são diferentes do passado e o papel dos sindicatos não se limita aos associados que representam, uma vez que têm também a capacidade de exigir uma gestão empresarial responsável e regulamentação adequada que promovam a melhoria das condições de vida dos trabalhadores, criando as bases para um crescimento sustentável, próspero e duradouro de toda a indústria”, justificou.

Hélder Santinhos deixou ainda um olhar para o futuro, que esta direção encara com otimismo, consciente dos “desafios mas também das oportunidades que devem ser trabalhadas no interesse de todos para construir um SPAC ainda mais forte”.

Hélder Santinhos já foi dirigente do SPAC em 2015, tendo o seu mandato ficado marcado pela greve de pilotos na TAP que durou 10 dias e que teve um impacto económico estimado de 30 milhões na companhia aérea.

A lista C liderada por Hélder Santinhos obteve 772 votos (57,3%), batendo a lista F, liderada por Tiago Faria Lopes, que se recandidatava à presidência e cujo mandato terminava em novembro. A lista F somou 486 votos (36,2%). Estavam inscritos 2316 eleitores.

Ler artigo completo