Hezbollah classifica como perigoso ataque israelita ao Irão

2 horas atrás 21

"O Hezbollah condena veementemente a traiçoeira agressão sionista contra a República Islâmica do Irão e considera-a uma escalada perigosa em toda a região", afirmou o Hezbollah em comunicado.

O movimento xiita acrescentou que os Estados Unidos "têm total responsabilidade pelos massacres, tragédias e dor" causados por Israel.

Hoje, Israel anunciou publicamente pela primeira vez que tinha atacado o Irão, com ataques antes do amanhecer, contra instalações de produção de mísseis, baterias de mísseis terra-ar e outros sistemas aéreos naquele país.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Líbano também condenou os ataques israelitas, considerando-os uma "violação da soberania do Irão e uma séria ameaça à segurança regional".

A diplomacia libanesa apelou ainda ao Conselho de Segurança da ONU para "colocar um fim à escalada militar de Israel" na região.

Há mais de um ano que o Hezbollah e Israel se defrontam na fronteira, numa "frente de apoio" pelo movimento libanês em solidariedade com os palestinianos na Faixa de Gaza e pelo movimento islamita Hamas, em guerra com Israel desde o seu ataque de 07 de outubro de 2023 em solo israelita.

Em 23 de setembro, o conflito transformou-se numa guerra aberta, com operações terrestres e bombardeamentos no sul e no leste do Líbano, bem como nos subúrbios de Beirute.

Leia Também: Israel dinamita casas em aldeias no Líbano

Ler artigo completo