Israel dinamita casas em aldeias no Líbano

2 horas atrás 15

Na aldeia de Adaysseh, "o exército do inimigo israelita explodiu e destruiu (...) casas nos bairros próximos do arame farpado", junto à fronteira, segundo a Ani.

Por sua vez, o exército israelita reportou "a explosão de uma grande quantidade de explosivos no Líbano", ativando sinais de alerta de terramoto numa grande parte do território israelita.

Um vídeo filmado a partir do céu, que circula nas redes sociais, mostra várias explosões simultâneas que provocam a formação de espessas colunas de fumo.

A agência Ani também reportou "explosões maciças" na aldeia fronteiriça de Kfar Kila, tendo sido ouvidas explosões em várias regiões do sul.

Nos últimos dias, a agência libanesa reportou várias operações semelhantes levadas a cabo pelo exército israelita em aldeias fronteiriças no sul do Líbano, onde têm decorrido confrontos violentos, com o movimento xiita Hezbollah a dizer que está a confrontar as forças israelitas "à queima-roupa".

Há mais de um ano que o Hezbollah e Israel se confrontam na fronteira.

Em 23 de setembro, o conflito transformou-se numa guerra aberta, com operações terrestres, bombardeamentos no sul e leste do Líbano, bem como nos subúrbios de Beirute.

Pelo menos 1.600 pessoas foram mortas no Líbano em mais de um mês.

A guerra no Líbano desalojou 1,3 milhões de pessoas, incluindo mais de 800 mil dentro do país, segundo estatísticas da ONU.

Mais de meio milhão de pessoas, a maioria sírios, fugiram para a vizinha Síria, segundo as autoridades libanesas.

Leia Também: Guterres "profundamente preocupado" com escalada no Médio Oriente

Ler artigo completo