Hezbollah reivindica seis ataques contra alvos militares israelitas

6 meses atrás 68

Numa série de declarações, o Hezbollah reivindicou a responsabilidade por numerosas ações contra postos militares, uma posição de artilharia e vários grupos de soldados israelitas ao longo do dia.

Pelo menos três das operações envolveram disparos de foguetes, enquanto outras envolveram metralhadoras e projéteis de artilharia, embora alguns não tenham especificado os meios utilizados para levar a cabo o ataque.

O grupo xiita afirmou que estas operações são paralelas e respondem aos "ataques contínuos" de Israel a algumas cidades do sul do Líbano, "principalmente contra civis que estão a construir e a cultivar terrenos", e para os quais o estado israelita está a utilizar "drones, projéteis de artilharia e ataques aéreos".

Há cinco meses que as duas partes estão envolvidas nos piores confrontos fronteiriços desde a guerra de 2006 e a violência continuou na semana passada, com o início do mês sagrado muçulmano do Ramadão.

A guerra em curso foi desencadeada pelo ataque do grupo islamita Hamas em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e aproximadamente 250 reféns, segundo as autoridades de Israel.

Em resposta, Israel lançou uma ofensiva militar contra a Faixa de Gaza que matou mais de 31.500 pessoas até hoje, segundo as autoridades do enclave governado pelo Hamas desde 2007.

Leia Também: Organização denuncia morte de mais um palestiniano detido em Israel

Ler artigo completo