Honda Forza 125, scooter desportiva de baixa cilindrada renovada para 2025

3 horas atrás 24

A Honda renovou a sua gama Forza para 2025, e a 125 não foi exceção – incluindo uma nova Special Edition para esta que é a scooter desportiva/GT premium de baixa cilindrada.

Motor

O motor Smart Power+ continua a ser um monocilíndrico de 125 centímetros cúbicos, capaz de debitar 10,7 kW de potência e 12,3 Nm de binário. Os consumos anunciados são de 2,39 litros por 100 km e a autonomia ronda os 500 km. A velocidade máxima situa-se nos 108 km/h.

Há uma ECU com nova programação e o silenciador de escape foi revisto, para além de ter sido incluído um sensor O2. O sistema Idling Stop desliga automaticamente o motor após três segundos de funcionamento ao ralenti, caso a scooter esteja parada e os travões estejam aplicados. Ao rodar o punho do acelerador, o motor liga de novo.

Ciclística

Não há novidades de maior ao nível da ciclística da Forza 125, que continua a ter um quadro em tubos de aço, sendo a forquilha telescópica e os dois amortecedores traseiros ajustáveis na pré-carga da mola em cinco níveis, tal como o braço oscilante em alumínio, os componentes de suspensão.

A jante da frente mede 15 polegadas, e a traseira tem 14 polegadas, sendo ambas fabricadas em alumínio fundido. Há um disco de travão em cada uma das rodas, com sistema ABS. À frente, há também pinça Nissin de dois êmbolos, ao passo que atrás se encontra uma pinça Nissin de um êmbolo.

A Honda Forza 125 pesa 164 kg, podendo até ser transportada à mão. O ângulo de inclinação da coluna de direção (26,5º) e os 89 milímetros de eixo de arraste tornam-na num motociclo com direção ágil.

Design geral

Com base no design da Forza 750, esta scooter de baixa cilindrada tem faróis LED e uma carenagem dianteira elegante, que também tem um certo caráter desportivo energético.

Com estética simples que aponta para um modelo premium, dispõe de um para-brisas de regulação elétrica através de um botão no punho esquerdo, com curso de 180 mm. Deste modo, o condutor está melhor protegido contra o vento e ruído, sendo possível alterar instantaneamente a posição do para-brisas.

O guiador tem 750 mm de largura, com os espelhos retrovisores colocados a 1.125 milímetros de altura. O assento tem espaço para condutor e passageiro, com 780 mm.

Funcionalidades e equipamento

A bordo, o condutor encontra um novo painel de instrumentos TFT de cinco polegadas com colagem ótica. Há conectividade com Smartphones através da app Honda RoadSync, permitindo uma navegação detalhada e direta no ecrã. Com auscultadores/microfone Bluetooth no capacete, é possível fazer chamadas ou ouvir música.

Abaixo do assento, há um compartimento de armazenamento com espaço para dois capacetes integrais, sendo agora iluminado. Na mesma zona, há uma tomada USB-C. Opcional é a top case Smart de 45 litros.

A Smart Key é um equipamento de série da Honda Forza 125, tal como o sistema ESS de sinalização nas travagens, que ativa e desativa automaticamente os indicadores de mudança de direção nas travagens de emergência para avisar quem está atrás.

Novas cores

No que toca à Forza 125, há duas novas cores: Azul Pérola Mate Pacific e Branco Pérola Mate Cool. Estas juntam-se ao Cinzento Metalizado Mate Cynos e ao Cinzento Pérola Falcon. A Special Edition está disponível apenas em Cinzento Metalizado Mate Cynos com jantes em bronze e autocolantes exclusivos.

Ler artigo completo