Honda Forza 350, mais desportiva, funcional e elegante para 2025

1 hora atrás 18

A Honda Forza 350 surge com novas características para 2025. A scooter desportiva/GT premium de média cilindrada mantém a sua «espinha dorsal», com ajustes que a tornam ainda mais apetecível continuando a evoluir.

Motor

A impulsionar esta scooter está o motor eSP+ monocilíndrico de 350 centímetros cúbicos, com 21,6 kW de potência máxima e binário de 31,9 Nm, permitindo atingir os 137 km/h. A tecnologia eSP+ permite reduzir os consumos, que são anunciados de 3,33 litros por 100 km. Já a autonomia é de 340 km.

Ao motor está associada uma caixa CVT com embraiagem automática centrífuga. O catalisador melhorado e o sensor O2 garantem a conformidade com as normas de emissões Euro 5+, e as definições da ECU foram atualizadas. O motor dispõe do sistema de controlo de tração variável da Honda, o HSTC.

Ciclística

A Honda Forza 350 surge com um quadro em aço tubular, estando o radiador posicionado à frente do depósito de combustível. O peso em ordem de marcha é de 184 kg, estando o assento a 780 milímetros de altura. A posição de condução é natural e a direito.

Encontra-se, na parte dianteira, uma forquilha flexível e rígida, e atrás dois amortecedores com sete níveis de afinação da pré-carga da mola, tal como um braço oscilante em alumínio.

As jantes em alumínio fundido medem 15 polegadas à frente e 14 polegadas atrás. Ao nível de sistema de travagem, cada roda tem disco único, ambos com ABS de dois canais – sendo as pinças Nissin de dois êmbolos.

Design geral

Com aerodinâmica eficiente e linhas elegantes e desportivas, a Honda Forza 350 surge também com um aspeto premium. A carenagem superior para 2025 é nova, com ângulos definidos.

O para-brisas garante uma proteção ideal do condutor contra o vento, sendo regulável eletricamente ao longo de 180 milímetros através de um botão no punho esquerdo instantaneamente durante a condução.

A conduta frontal de ar é maior a alta de velocidade, permitindo gerir as pressões negativas. O efeito natural do vento que empurra o condutor para trás é, assim, reduzido. A altura do banco é de 780 milímetros, e o depósito de combustível tem capacidade para 11,7 litros.

Funcionalidades e equipamento

Debaixo do assento há um compartimento de armazenamento, que pode levar dois capacetes integrais, ou por exemplo equipamento de chuva ou pastas de tamanho A4. A novidade para 2025 é uma luz que ilumina o interior. No mesmo compartimento há uma tomada USB do tipo A.

A iluminação é totalmente em LED e, a bordo, o condutor encontra um novo painel de instrumentos TFT a cores de cinco polegadas, com decoração exterior redesenhada. Há conectividade com smartphones através do Honda RoadSync, que é outra novidade. Deste modo, é possível não só usufruir de sistema de navegação, como também fazer chamadas ou ouvir música caso o capacete tenha auscultadores e/ou microfone Bluetooth.

Do equipamento de série faz parte a Smart Key, indicadores de mudança de direção com função de autocancelamento, e sinalização de travagem de emergência (ESS) que alerta os condutores atrás para uma travagem súbita. Já opcional é a top case Smart de 45 litros.

Cores

Ao nível de cores, a Forza 350 tem duas novas opções: Cinzento Metalizado Mate Cynos e Vermelho Metalizado Carnelian. Juntam-se ao Cinzento Pérola Falcon, Preto Pérola Nighstar e Branco Pérola Mate Cool. Há, igualmente, a versão Forza 350 Special Edition, unicamente disponível em Cinzento Metalizado Mate Cynos com gráficos e costuras em vermelho.

Ler artigo completo