HÓQUEI | Portugal deixa fugir o bronze no Mundial

2 horas atrás 24

Portugal não conseguiu ficar com a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Novara. A Itália foi mais serena a lidar com as emoções e bateu a seleção nacional por 2-3, num jogo que terminou de forma frenética e que ficou marcado pela despedida de Ângelo Girão da seleção nacional.

O jogo que ninguém quer jogar, mas que tem de ser disputado, foi também um jogo de homenagem. Ainda antes de haver disputa de medalhas, houve desportivismo e respeito.

Girão apresentou-se com a braçadeira de capitão e essa situação fez prever que algo de especial iria acontecer: quatro segundos de jogo, Portugal colocou a bola fora e o histórico guarda-redes saiu para dar o lugar a Xano Edo. O momento foi arrepiante, com toda a gente nas bancadas a aplaudir o guardião português.

Do outro lado, Gnata teve também a oportunidade de sentir o calor dos adeptos, no último jogo que fez com a camisola da squadra azurra. Duas figuras ímpares do hóquei patins, que tiveram o carinho dos adeptos, num jogo singular.

Itália mais eficaz

Depois dos momentos simbólicos veio a concentração para o jogo. Nem Portugal, nem a Itália se apresentaram com a melhor das versões. As derrotas na meia-final de sábado, contra Espanha e Argentina, respetivamente, atiraram a ânimo para baixo, mesmo que os adeptos tivessem enchido o pavilhão e criado um grande ambiente.

Girão fez o último jogo por Portugal @FPP

Os rapazes de Bertolucci sabiam que os adeptos os iriam a ajudar a superar a dor de falhar um mundial e criaram mais perigo desde início. Ainda assim, Xano Edo esteve em grande nível. A Itália criou várias oportunidades, mas só marcou depois de Portugal ter deixado Faccin sozinho.

A seleção nacional conseguiu sempre reagir com grande classe, mas Zampoli justificou todas as suas qualidades com uma exibição de luxo. Foi incapaz de segurar o livre de Gonçalo Alves, mas Gavioli deu nova vantagem à Itália em cima do intervalo.

A desvantagem obrigou a que Portugal tivesse outra forma de jogar na segunda parte, mas a Itália nunca se sentiu desconfortável e aproveitou muitos contra-ataques. Portugal empatou, mas com sorte, Gavioli voltou a dar vantagem à squadra azurra.

Portugal pressionou bastante nos últimos minutos, mas Zampoli não deixou fugir a medalha à Itália.

Ler artigo completo