Houtis ameaçam atacar navios dos Estados Unidos se Washington retaliar contra o Iémen

9 meses atrás 93

Mundo

A ameaça surge depois dos Estados Unidos anunciarem uma coligação de 10 países para reprimir os ataques do grupo que apoia o Hamas.

Os Houthis ameaçam atacar navios de guerra dos Estados Unidos no Médio Oriente, se os militares americanos atacarem o grupo. Os Houthis, que controlam garante parte do Iémen, prometem responder com mísseis, drones e operações militares.

“Se os norte-americanos têm a tendência de intensificar e de se envolverem mais, ou de cometer o disparate de ter o nosso país como alvo ou travar uma guerra contra o país, não ficarem parados. Vamos atacá-los e fazer dos navios de guerra, dos interesses e do tráfego marítimo dos EUA um alvo para os nossos mísseis, drones e operações militares”, disse o líder Abdul-Malik al-Houthi, num discurso transmitido pela televisão.

A ameaça surge depois dos Estados Unidos anunciarem uma coligação de 10 países para reprimir os ataques do grupo que apoia o Hamas.

O líder dos Houthis promete intensificar os ataques a navios norte-americanos ligados a Israel que passem pelo Mar Vermelho.

Violência no Médio Oriente

Com a escalada da violência em Gaza e as ameaças do Houthis no Mar Vermelho, os EUA anunciaram a criação de uma nova missão internacional para combater ataques do movimento rebelde.

Várias zonas do Líbano foram atacadas pelo exército israelita com recurso a artilharia, em resposta a vários ataques a Israel que foram reivindicados pelo Hezzbolah.

Ler artigo completo