HP Envy 16-h1002np: desempenho extremo, autonomia de outro nível

4 meses atrás 88

A HP tem sido uma das marcas que mais tem evoluído e apresentado mais novidades nos últimos tempos. As apostas não se resumem aos portáteis, mas é aí que a marca tem concentrado grande parte das suas atenções, daí surgirem modelos que se destacam dos demais pela qualidade global, em especial com um desempenho de alto nível. É aí que se encaixa o HP Envy 16-h1002np, um portátil que tivemos oportunidade de testar há algumas semanas e que rapidamente nos encheu as medidas.

Ainda assim, para inverter um pouco as coisas, vamos falar já do dado menos bom que encontrámos. Com um ecrã de 16 polegadas, o Envy 16-h1002np não só é grande (35,74 x 25,18 x 1,99 cm) - o que não é mau... -, como também é bastante pesado, já que nos chega com 2.38 quilos. Um peso que se nota e sente mais e mais com o tempo se o tivermos de levar numa mochila. E isso, quer queiramos, quer não, acaba por ser um ponto importante para quem precisa de um portátil para um uso em mobilidade.

As dimensões. Apesar de relativamente fino, é bem pesado...

As dimensões. Apesar de relativamente fino, é bem pesado...

Ainda assim, a verdade (e ainda bem!) é que esse é dos poucos pontos negativos que lhe encontrámos. Pois se o tivermos de utilizar apenas em ambiente caseiro, a pedir desempenho máximo, temos aqui um modelo capaz de nos dar tudo o que precisamos. Muito por culpa do que apresenta no seu 'motor', com um processador Intel Core i7-13700H 14-Core, 3.70 GHz com Turbo até 5.00 GHz e 24 MB Cache, para lá de uma memória RAM de 32GB (2x16GB - DDR5-5200MHz) e uma placa gráfica Intel Iris Xe Graphics, que surge munida com uma NVIDIA GeForce RTX 4060 (8GB GDDR6).

Tudo isto dá-nos uma experiência de performance de elevadíssimo nível, como tivemos oportunidade de confirmar quando requisitamos ao portátil trabalhar em edição de vídeo e foto. E se aí rende bastante bem, utilizando no caso os programas da Adobe, não há dúvidas de que aguentará tudo o resto. Como bem conseguimos confirmar.

Do ponto de vista do ecrã, sendo um portátil de 16 polegadas, o Envy 16-h1002np dá-nos uma boa experiência de visualização, com um ecrã WQXGA (2560x1600) de 40,6 cm, com uma taxa de atualização de 120 Hz.

Visualmente é bastante apelativo. E muito resistente

Visualmente é bastante apelativo. E muito resistente

Outro ponto muito interessante na nossa análise, pois é algo que valorizamos bastante, vai para a autonomia. Este modelo surge com uma bateria de 6 células de polímero de lítio de 83Wh, que nos garante um dia de trabalho praticamente completo sem precisar de carregamento.

Relativamente ao áudio, mercê da ligação à Bang & Olufsen, temos um som de grande qualidade, garantido através das duas colunas colocadas ao lado do teclado e outras duas que surgem por baixo do equipamento. Neste ponto, o som destas últimas poderá ficar algo abafado se tivermos o portátil pousado numa zona que permita uma menor passagem do áudio.

Notas finais para o teclado, que nos pareceu muito confortável, resistente e responsivo. O pormenor da retro-iluminação branca dá um toque mais premium ao modelo, mas também traz com ele um benefício natural, pois permite-nos observar as letras de melhor forma mesmo em condições de luminosidade reduzida. A luz é subtil, mas faz a diferença.

Falar ainda das ligações disponíveis e ainda da câmara integrada (de de IV HP True Vision com 5MP). Já quanto às ligações, temos Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E com o adaptador combinado Intel AX211 (2×2). O portátil vem ainda munido de duas portas USB-A, 2 portas Thunderbolt 4 com USB-C de 40Gbps, uma porta HDMI 2.1, uma ligação para auscultadores (jack 3.5 mm) e um leitor de cartões microSD.

HP Envy 16-H1002np surge bem equipado em termos de portas e conectividade

HP Envy 16-H1002np surge bem equipado em termos de portas e conectividade

Já disponível no nosso país, o HP Envy 16-h1002np começou a ser vendido por 2149.90€.

Ler artigo completo