Iberdrola lança OPA para assumir controlo total da subsidiária Avangrid

6 meses atrás 62

Oferta pública de aquisição de 2.280 milhões de euros é uma forma de reinvestir no mercado prioritário dos Estados Unidos parte do apuro recebido após a venda do negócio mexicano.

A Iberdrola prepara-se para reinvestir nos Estados Unidos parte dos 5,7 mil milhões de euros recebidos com a venda do seu negócio no México. A elétrica apresentou esta quinta-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) para comprar 18,4% do capital da sua subsidiária norte-americana, a Avangrid, avança o jornal “El Economista”.

O investimento representa a aplicação de 2.486 milhões de dólares para a Iberdrola – cerca de 2.280 milhões de euros ao câmbio atual – e significa reforçar o seu compromisso com o país depois de ter tido de abandonar o processo de compra da PNM Resources.

Conforme foi informado pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV, a CMVM espanhola), a empresa está a oferecer 34,25 dólares por ação, o que representa um prémio de aproximadamente 10% em relação ao preço médio ponderado dos últimos 30 dias. Atualmente, a Iberdrola já detém cerca de 81,6% da empresa norte-americana.

O objetivo desta transação, refere o jornal, é aumentar a exposição ao negócio de redes nos Estados Unidos num momento-chave para a Iberdrola, que quer crescer em mercados com altos ratings de crédito e em negócios regulados, como as redes.

Com sede em Connecticut, a Avangrid tem atualmente 44 mil milhões de dólares em ativos e operações em 24 estados dos EUA (são ao todo 50). Os seus principais negócios são dois: redes e energias renováveis. Com o negócio das redes, a Avangrid possui e opera oito empresas de eletricidade e gás natural, atendendo a mais de 3,3 milhões de clientes em Nova Iorque e Nova Inglaterra.

Com o negócio das energias renováveis, a subsidiária possui e opera um portefólio de instalações de geração de energia renovável nos Estados Unidos. A empresa tem cerca de oito mil funcionários. Em 2023, reportou lucros operacionais brutos (EBITDA) ajustados de 2,43 mil milhões de dólares, que comparam com os 2,246 mil milhões de há um ano antes.

A companhia elétrica vai apresentar o seu plano estratégico a 21 de março e os investidores esperam que o investimento nas redes tenha um papel significativo.

Ler artigo completo