IDC prevê que até 2026 metade das aplicações na cloud utilizem IA

6 meses atrás 60

“À medida que as empresas estão a caminhar em direção à era da IA, a cloud continuará a desempenhar papéis cada vez mais relevantes e até dominantes em toda a indústria de TI”, revela Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal.

Metade das aplicações na cloud devem passar a usar Inteligência Artificial (IA) até 2026, revela a International Data Corporation (IDC), perspetivando-se, dessa forma, uma procura crescente por profissionais qualificados em IA.

A IDC prevê também que cerca de 65% das organizações globais enfrentem desafios na contratação de talentos em IA. “À medida que as empresas estão a caminhar em direção à era da IA, a cloud continuará a desempenhar papéis cada vez mais relevantes e até dominantes em toda a indústria de TI”, revela Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal.

“A IDC prevê que o mercado europeu de Cloud pública represente um investimento de 175,3 mil milhões em 2024, com uma taxa de crescimento anual de 21,5% em relação a 2023”, afirma Gabriel Coimbra.

A empresa tem 10 previsões principais sobre como as organizações de TI podem aproveitar ao máximo as tecnologias em cloud. A primeira passa por, até 2025, 70% das empresas terem estabelecido laços estratégicos com provedores de cloud para plataformas GenAI, ferramentas de desenvolvimento e infraestrutura.

Outra das previsões é que “85% das empresas do G2000 irão recorrer a fornecedores de cloud e parceiros de conectividade para gerirem o edge, reduzindo em 2x a carga sobre a equipa de TI”. E a última previsão é de que nos próximos 12 meses “os CIOs pretendem direcionar 35% dos seus orçamentos de armazenamento de dados IaaS para soluções de soberania de dados para alcançar conformidade regulatória”.

Durante o dia de amanhã a empresa vai realizar um evento, o ‘IDC Cloud- The Art of Cloud Optimisation’, onde vai apresentar as conclusões do seu estudo e vai debater temas como a crescente digitalização dos negócios.

Ler artigo completo