IKEA adere à nostalgia dos anos 2000. Tudo por causa dos preços baixos

1 mes atrás 76

Duas décadas após a estreia, o spot de publicidade da IKEA Canada “Start the car” está a fazer um regresso triunfante aos ecrãs do país. O gigante do imobiliário recorre à nostalgia e ressuscita um anúncio em vez de promover uma venda fugaz de Verão. Tudo para realçar o compromisso, de longa data, da IKEA com preços mais acessíveis em toda a gama de produtos.

O anúncio icónico, lançado em 2004 com o título It’s Not a Mistake (não é um erro) conquistou os corações dos compradores com a representação humorística de uma mulher que apressa o marido a “pôr o carro a trabalhar” depois de ter conseguido um negócio demasiado bom para ser verdade.

De acordo com a marca, a frase rapidamente se tornou uma abreviatura de “conseguir uma pechincha fantástica”, consolidando o lugar na cultura pop canadiana.

Agora, à medida que a IKEA Canadá se empenha em aumentar os preços acessíveis, traz de volta esta “peça de ouro” da publicidade. A versão actualizada estará no ar até 11 de Agosto, com um prolongamento online até dia 31. Embora o núcleo do anúncio se mantenha inalterado, a mensagem evoluiu para reflectir a estratégia mais ampla da marca de reduzir os preços de milhares de artigos populares.

«Na IKEA, ‘ligar o carro’ tornou-se sinónimo das ofertas de cortar a respiração da nossa marca. À medida que continuamos a fazer esforços para baixar os preços, pensámos que uma reedição deste criativo icónico seria uma forma inteligente de reforçar o compromisso com a acessibilidade e celebrar o 20º aniversário da campanha”, afirma Jonelle Ricketts, directora de marketing da IKEA Canadá.

O sucesso do anúncio original não se limitou às fronteiras canadianas. Teve uma ressonância tão forte junto do público que foi adoptado pelos mercados da IKEA em todo o mundo. No início deste ano, o apelo duradouro do anúncio foi reconhecido quando foi coroado como o “Melhor Anúncio Canadiano do Século XXI”.



Ler artigo completo