Índia quer vedar fronteira com Myanmar para travar entrada de militares birmaneses

8 meses atrás 49

A Índia vai erguer uma vedação de segurança ao longo da fronteira com o Myanmar, após centenas de militares birmaneses terem entrado no país para escapar aos ataques da resistência local ao golpe de Estado de 2021.

"Decidimos cercar toda a fronteira aberta com a Birmânia", anunciou o ministro do Interior, Amit Shah, durante uma visita ao estado de Assam, no nordeste do país, sem especificar qual o momento do início dos trabalhos, segundo o jornal Times of India.

A fronteira entre os dois países estende-se por 1.200 quilómetros de selva e terreno montanhoso, o que torna extremamente difícil a realização de um projeto deste tipo.

De acordo com fontes de segurança indianas, pelo menos 600 militares birmaneses atravessaram a fronteira nos últimos três meses para procurar refúgio em cidades como Mizoram.

O ministro declarou igualmente a intenção do Governo indiano de pôr termo a um acordo de livre circulação com Myanmar (Birmânia), que tem 40 anos e que permite aos residentes das zonas fronteiriças birmanesas - com laços culturais e religiosos estreitos com a Índia - entrar nas cidades fronteiriças indianas sem visto.

Nos últimos meses, a fronteira birmanesa tornou-se palco de fortes combates entre os militares e a resistência ao golpe militar de há quase três anos.

A este respeito, os militares birmaneses sofreram numerosos reveses que levaram a junta militar que governa o país a acordar um cessar-fogo com algumas destas organizações.

Ler artigo completo