Indústria de defesa russa está a abrandar, alega Zelensky

8 meses atrás 68

"Há sinais claros de abrandamento na indústria de defesa russa", afirmou Zelensky. "Mas para que os resultados das sanções sejam de 100 por cento, as lacunas das sanções também devem ser bloqueadas a 100 por cento".

Numa reunião com altos responsáveis, o presidente ucraniano frisou que a logística do fornecimento de armas e o aumento da produção interna “tem de ser acelerada”. No entanto, as autoridades russas contrariaram a opinião de Zalensky e afirmaram que a produção de equipamento militar foi intensificada. O diretor da empresa estatal de defesa Rostec afirmou que a produção de armas ligeiras e munições de artilharia tinha aumentado 50 vezes, a produção de veículos blindados cinco vezes e meia e a de tanques sete vezes.

O principal tema em debate no encontro foi a defesa aérea – frequentemente citada como prioridade da Ucrânia – um dia depois das forças ucranianas terem destruído 18 dos 50 mísseis russos, um valor inferior ao normal. As autoridades atribuíram este número ao elevado número de mísseis balísticos disparados pela Rússia.

Analisámos separadamente e em pormenor o trabalho da nossa Força Aérea, das forças que defendem os nossos céus.

Os resultados do abate dos mísseis e russos. O que conseguimos e o que necessitamos de fazer”, frisou Zelensky.

Segundo o presidente ucraniano, “apesar de todos os problemas do mundo, a nossa abordagem cuidadosa, é capaz de fornecer às forças de defesa tudo o que necessitam”.  Zelensky revelou ainda que a Ucrânia tenciona produzir um milhão de drones este ano.
Zelensky inicia na Lituânia digressão pelos Estados bálticos
O presidente ucraniano iniciou na Lituânia um périplo pelos países bálticos, membros da União Europeia e da NATO e aliados firmes de Kiev face à invasão russa.

Zelensky chegou a Vilnius, a capital lituana, numa altura em que a Ucrânia tem estado sob intenso bombardeamento russo nas últimas semanas e quando se aproxima o segundo aniversário da invasão da Rússia.

"A Estónia, a Letónia e a Lituânia são, em princípio, nossos amigos e parceiros fiáveis. Hoje cheguei a Vilnius antes de viajar para Tallinn e Riga", disse o presidente ucraniano no X (antigo Twitter), anunciando encontros com altos funcionários destes países.

Estonia, Latvia, and Lithuania are our reliable friends and principled partners.

Today, I arrived in Vilnius before going to Tallinn and Riga.

I will hold talks with the President, Prime Minister, Speaker of the Seimas, as well as meet with politicians, the media, and the…

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) January 10, 2024
"A segurança, a integração na UE e na NATO, a cooperação em matéria de guerra eletrónica e drones, e uma maior coordenação do apoio europeu estão na ordem do dia", acrescentou, agradecendo aos três países o seu "apoio infalível à Ucrânia desde 2014 e especialmente hoje".
Ler artigo completo