Inflação em Portugal volta a recuar em junho para 2,8%

2 meses atrás 53

O indicador de preços voltou a descer após o máximo de oito meses registado em maio, isto apesar de a componente energética até ter acelerado. Já a inflação core ficou em 2,3%, também uma descida em relação ao mês anterior.

A inflação em Portugal voltou a recuar em termos homólogos em junho, abrandando de 3,1% para 2,8%. Os bens alimentares, os principais responsáveis pela subida no mês anterior, registaram um crescimento menos expressivo, mas a componente energética voltou a acelerar.

A leitura rápida publicada pelo INE esta sexta-feira aponta para 2,8% de variação homóloga no índice de preços no consumidor, uma subida motivada sobretudo por nova aceleração dos bens energéticos, que avançaram 9,4% face a 7,8% no mês anterior.

A leitura de junho segue-se ao máximo de oito meses registado no mês anterior, uma subida à altura causada sobretudo pelos bens alimentares, que avançaram 3,4% em termos homólogos (contra 0,3% em abril). Também a componente dos transportes, comunicações e restauração e hotelaria aceleraram naquele mês, embora a subida do indicador de preços fosse já expectável.

Ler artigo completo