Insólito: Shevchenko institui detetor de mentiras para árbitros na Ucrânia

5 meses atrás 121

Andriy Shevchenko, atual presidente da Federação Ucraniana de Futebol, tomou uma medida incomum e, diga-se, insólita, com o objetivo de procurar combater a corrupção e manipulação de jogos. Para tal, a ex-lenda do AC Milan decidiu instituir um detetor de mentiras para os árbitros. Um polígrafo que mede as mudanças de pressão e fluxo sanguíneo, assim como a respiração e o suor.

«Vemos o polígrafo como uma oportunidade para obter mais informação e entender com que árbitros podemos trabalhar. Estamos a começar do zero», referiu o ex-selecionador da Ucrânia e ex-treinador do Genoa - despedido após 11 jogos - ao portal The Athletic.

A medida, ainda assim, não gerou unanimidade na opinião pública e várias pessoas ligadas ao futebol ucraniano já expressaram a sua oposição à ideia. Volodymyr Sharan, ex-técnico do Mynai - orientou o clube esta temporada - apontou para uma tentativa de «controlo» e sublinhou ser um «exagero».

«É demais. É controlo. O fator humano vai estar sempre presente, haverá sempre erros, mas agora existe o VAR. Vamos testar os jogadores e treinadores também. Chegamos três horas antes dos jogos para passarmos pelo detetor de mentiras...», anotou o treinador de 52 anos.

Ucrânia

Andriy Shevchenko

NomeAndriy Mykolayovych Shevchenko

Nascimento/Idade1976-09-29(47 anos)

Nacionalidade

Ucrânia

Ucrânia

FunçãoTreinador

Ler artigo completo