Insolvências sobem 13,7% até abril com disparo no têxtil

4 meses atrás 54

O sector têxtil registou uma escalada de 169% nos primeiros quatro meses do ano, mas os serviços continuam a ter o maior peso, de entre os vários sectores da economia.

O número de insolvências aumentou 13,7% entre janeiro e abril, face ao mesmo período do ano passado, com uma subida particularmente acentuada no sector têxtil.

De acordo com os dados da companhia de seguro de créditos COSEC, o têxtil registou um aumento homólogo na ordem de 169%, mas continua atrás dos sector dos serviços, que totalizou 177 insolvências e continua a ser o mais afetado neste capítulo.

O maior número verificou-se nas microempresas, com um total de 2 em cada 3 insolvências (67%), ao passo que mais de metade das empresas (53%) envolvidas nestes processos têm uma longevidade ou superior a uma década.

Por geografia, os números indicam que o maior número de insolvência teve lugar na cidade do Porto, com um total de 235, mais 44% do que em igual período do ano passado. Mais atrás ficou Lisboa, com um aumento de 19%, para os 155 processos de insolvência.

Ler artigo completo