Instituto europeu destina 160 mil euros para projetos de inovação na saúde

2 horas atrás 23

O Programa SPICE dá acesso até 160 mil euros de apoio ao desenvolvimento de negócio e comercialização.

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) lançou o programa SPICE (Strategic Partnership Initiatives for Competitive Edge) no valor global de 160 mil euros destinado a financiar PME, startups, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde.

Esta iniciativa visa promover a rápida entrada de inovações na área dos cuidados de saúde no mercado, proporcionando acesso a uma vasta rede de especialistas e recursos, explica o instituto europeu.

Neste novo programa, o EIT Health InnoStars, parte do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, um organismo da União Europeia, procura empresas em fase de arranque, PME e outras instituições portuguesas, bem como de 18 países da Europa Central, Oriental e do Sul abrangidos pelo Regime Regional de Inovação (RIS) do EIT, onde a taxa de inovação tende a ser mais moderada do que na Europa Ocidental e do Norte.

As startups, PME, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde em Portugal – e em 18 outros países da Europa – têm assim agora a oportunidade de acelerar a introdução das suas inovações no mercado.

O SPICE disponibiliza até 100 mil euros em serviços de desenvolvimento e comercialização personalizados, juntamente com 60 mil euros adicionais em mentoria e orientação especializadas para um máximo de 10 equipas.

A apresentação de candidaturas decorre até dia 31 de outubro. O programa SPICE deverá arrancar no final do ano de 2024 e terá a duração de um ano inteiro, oferecendo apoio contínuo para ajudar as equipas a aperfeiçoar e a expandir as suas inovações na área da saúde.

“Os candidatos elegíveis – startups, universidades, hospitais, PME ou instituições de investigação – devem apresentar soluções inovadoras no domínio dos cuidados de saúde que tenham atingido, pelo menos, o nível 6 de preparação tecnológica (TRL 6), o que significa que as suas soluções se encontram na fase de protótipo e foram demonstradas num ambiente relevante”, refere o instituto.

“Uma das principais vantagens do SPICE é a oportunidade de os participantes se tornarem membros do EIT Health InnoStars, a maior rede europeia de inovação no domínio da saúde”, explica na nota Alessio Smeraldo, responsável pela criação de empresas do EIT Health InnoStars.

“A adesão a esta rede de elite dá acesso a um vasto leque de recursos a longo prazo, oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas que são essenciais para o crescimento de uma empresa de saúde bem-sucedida. Os participantes no SPICE beneficiarão não só do apoio imediato do programa, mas também das ligações e oportunidades duradouras disponíveis através do EIT Health InnoStars”, acrescenta.

“O nosso objetivo é transformar soluções de elevado potencial em empresas bem-sucedidas e escaláveis que possam prosperar no competitivo mercado europeu dos cuidados de saúde”, segundo o mesmo responsável.

Ler artigo completo