Investigadores entregam manifesto contra a precariedade à secretária de Estado da Ciência

4 meses atrás 80

Trabalhadores doutorados e não doutorados assinalam hoje o Dia da Ciência recordando ao Governo que a maioria dos problemas que afetam a “esmagadora maioria” dos cientistas em Portugal continuam por resolver.

Investigadores científicos, doutorados e não doutorados, assinalam o Dia Nacional dos Cientistas, esta quinta-feira, 16 de maio, com uma ação de sensibilização para recordar a opinião pública e o Governo que os muitos e graves problemas que afetam a esmagadora maioria dos cientistas em Portugal continuam por resolver.

A iniciativa envolve vários sindicatos e associações representativas dos trabalhadores científicos. A saber: SNESup, FENPROF, ABIC, FNSTFPS, STARQ, OTC, Universidade Comum, Precários Inflexíveis, Núcleo de Investigadores da NOVA-FCT, Núcleo Bolseiros Investigadores Gestores de Ciência NOVA FCSH e Núcleo de Investigadores NinTec.

Sob o mote “Felicidade era acabar com a precariedade”, os trabalhadores concentraram-se às 13h30 horas, em frente à Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto, onde decorre a conferência “Caminhos do Conhecimento: a indústria e a ciência da felicidade”, organizada pela Ciência Viva e que conta com a presença de Ana Paiva, a atual Secretária de Estado da Ciência, na sessão de abertura do evento, a quem os manifestantes entregam o manifesto “Felicidade era acabar com a precariedade”.

A conferência conta com a participação de Alexandre Quintanilha, ex-presidente da Comissão de Educação e Ciência da AR, Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, e Manuel Heitor, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Ler artigo completo