Investimento em ativos no mercado português cai 1,8% para 8,42 mil milhões no segundo trimestre

1 mes atrás 44

Os dados divulgados pela CMVM apontam para quedas em cadeia e em termos homólogos, no segundo trimestre. Por outro lado, o investimento em obrigações nacionais aumentou 31,8% e a gestão coletiva de fundos registou um acréscimo de 1,2%.

O investimento em ativos do mercado português caiu 1,8% em cadeia e 2,1% face ao período homólogo, no segundo trimestre, para 8,42 mil milhões de euros.

O valor foi adiantado esta segunda-feira pela CMVM e é condizente com a tendência negativa que se verificou nos restantes mercados, à exceção dos Países Baixos, Estados Unidos e Reino Unido, em comparação com o primeiro trimestre de 2024.

Simultaneamente, o investimento em obrigações nacionais aumentou 31,8% em cadeia no período de abril a junho e 229,6% face ao segundo trimestre do ano passado.

O valor total da gestão coletiva de ativos registou um acréscimo de 1,2% em termos trimestrais e 10,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Atingiu-se um total de 472 fundos de investimento, o que corresponde a um acréscimo de 8 em termos trimestrais e de 62 em termos homólogos.

Ao mesmo tempo, o montante investido em dívida pública nacional aumentou 76,2% no segundo trimestre, ao passo que se registou uma subida de 134,9% em 12 meses. O montante investido em ações nacionais subiu 8,1% e 41,1%. respetivamente.

Também no segundo trimestre, houve uma subida trimestral de 1,0% e anual de 20,8% no valor sob gestão dos FII e FEII, ao passo que o investimento em construções de reabilitação registou uma queda de 3,0% e um aumento de 18,8%, pela mesma ordem.

Também o montante global colocado por OICVM estrangeiros em Portugal cresceu, na ordem de 6,0% no segundo trimestre e 12,4% em comparação com o período homólogo.

Ler artigo completo