iPhone 14 Pro Max recondicionado: dois anos depois, um verdadeiro topo de gama

3 horas atrás 22

«Não compre novo, compre de forma inteligente». Este podia ser o mantra de todos os sites e empresas que têm à venda smartphones e outros equipamentos recondicionados – estas são opções que podem ter sido alvo de uma mudança de peças ou limpeza para que fiquem mais próximos de um modelo actual. Por exemplo, for mudada a bateria de um iPhone 14 Pro Max com dois anos, isto dá-lhe a capacidade máxima, tal como a do futuro iPhone 16. Embora não fiquemos com o último modelo da Apple, o que conseguimos poupar com a compra de uma versão duas gerações atrás (que consideramos ser o ideal, para manter o ritmo da equação preço/qualidade) pode ajudar a fazer outros investimentos – por que não, por exemplo, um Mac M1, que já pode ser encontrado por preços a rondar os setecentos euros?

O que nos oferece a Swappie?
Este marketplace é um dos muitos com vários modelos de iPhone recondicionados à venda, operando num mercado onde também estão marcas como a Forall, a iServices ou o BackMarket. Contudo, aqui, apenas vamos encontrar o smartphone da Apple, com opções desde os iPhone XR, XS e XS Max lançados em 2018, cujos preços começam nos 199 euros. Talvez não seja preciso ir tão atrás para ter um bom iPhone, sendo a nossa recomendação mínima optar por um iPhone 11 Pro Max, cujos preços começam nos 339 euros: estes modelos ainda podem receber o próximo iOS 18 e, provavelmente, o 19.

Neste site, há a vantagem de podermos adquirir um iPhone em prestações com a Klarna, uma plataforma que permite parcelar, quase de forma automática, a compra em três prestações fixas. Em relação à garantia, a partir de 1 de Janeiro de 2022, todas as lojas foram obrigadas a dar três anos, tal como acontece com equipamentos novos.

iPhone 14 Pro Max: é uma boa escolha?
De acordo com a nossa “teoria”, este é o ano certo para comprar este modelo, já que está duas gerações atrás do futuro 16 Pro Max. Desta forma, conseguimos ter um iPhone sem grandes perdas de desempenho e sensivelmente com a mesma qualidade fotográfica (já temos modo de Cinema, no vídeo) em relação a este modelo, um ponto que se diluiu mais ainda relativamente ao 15 Pro Max. Se estivermos a pensar no facto de não ser compatível com o Apple Intelligence, esta é uma questão que não se coloca, uma vez que a IA da maçã está “bloqueada” na Europa devido às regras da Lei dos Mercados Digitais.

Já com duas versões do iOS em “cima”, relativamente ao modelo original (quando o 14 Pro Max saiu vinha com o iOS 16), nada se nota em termos de peso do sistema. Este modelo continua a ter uma operação muito fluida e rápida, típica dos modelos Apple mesmo com alguns anos e um SO recente. Ou seja, não é pela possível lentidão do sistema que iremos evitar a recomendação deste modelo.

Por fora, imaculado
A versão que recebemos da Swappie pode ser considerada ‘topo de gama’: veio em condição ‘Excelente’, que custa mais 120 euros relativamente à de entrada, a ‘Satisfatório’ – ou seja, fica por 939 euros. Desta forma, garantimos que não há marcas de uso no chassis ou riscos no ecrã.

Analisámos de forma demorada este modelo e não encontrámos qualquer indicador de que tivesse sido mal-tratado pelo dono anterior. Mas justificar-se-á gastar mais quase cem euros para ter tudo imaculado? Se for um fundamentalista Apple, talvez; caso seja um cliente mais tolerante, este pode ser um valor a poupar, mas tenha em atenção a salvaguarda da Swappie: «O telefone apresenta marcas muito visíveis, tais como riscos muito acentuados e amolgadelas profundas». Nesta situação, uma capa será uma forma de esconder as imperfeições. Resta dizer que, na condição ‘Muito bom’, este iPhone 14 Pro Max custaria 869 euros.

Bateria com capacidade de 100%
Uma vantagem de comprar um iPhone na Swappie, que identificámos, está no facto de podermos escolher o estado da bateria: ‘Standard’, em que a capacidade estará, no mínimo, a 80%; e ‘Nova’ – aqui, será de 100%, com a marca a dizer que o mais «provável foi ter substituído» a mesma) – foi assim mesmo que recebemos o iPhone 14 Pro Max, com a capacidade máxima. No entanto, escolher esta última opção faz com que o preço suba 50 euros, pelo que o valor final do modelo que a Swappie nos enviou para avaliação foi de 989 euros. Ter 80% de capacidade de bateria é aquilo que consideramos o mínimo para ter um iPhone que dura o dia todo, com uma utilização moderada – já se tivermos os 100%, naturalmente que a autonomia é igual ao do modelo original. Nos nossos testes, conseguimos usar o iPhone 14 Pro Max durante um dia e meio, de forma mais ou menos intensa, sem precisar de carregar, o que temos de considerar como muito bom.

Desempenho: registos superiores a 2022
Como já tínhamos percebido pela utilização diária, o facto de ser um recondicionado com dois anos não lhe tira rapidez. Este iPhone 14 Pro Max desliza por todos os menus, apps e não se ressente em jogos exigentes – comparando com os resultados que tivemos há dois anos, vemos mesmo que os benchmarks deste modelo são superiores. O destaque vai para os gráficos do GeekBench 6 (GPU), onde conseguimos quase o dobro do de 2022: 14 758 contra 23 805 pontos. No AnTuTu, este recondicionado também cilindrou os números de há dois anos: 1 445 121 contra os 921 794 do modelo “original” que testámos em 2022. Não temos uma explicação muito óbvia para estes resultados, mas podemos avançar com uma teoria: o iOS actual pode ter tido mais optimizações para ser usado com modelos antigos, algo que a Apple já assumiu. Além disso, mesmo com dois anos, tem resultados melhores que alguns Android que saíram, entretanto.

Afinal, este iPhone é uma boa compra ou não?
Os 989 euros, para um iPhone com dois anos (e apenas 128 GB), podem parecer exagerados, mas temos de ter em conta dois pontos: os smartphones da maçã desvalorizam pouco e foram incluídos dois extras que fizeram disparar o preço – bateria a 100% e condição de topo. Com algumas concessões, este modelo pode ficar abaixo dos novecentos euros, o que é muito menos que os 1200 que ainda custa novo, nas lojas. Como já tínhamos concluído pelo tema de capa sobre o mercado dos recondicionados da edição de Outubro de 2023, com as escolhas certas é possível poupar muito dinheiro com um recondicionado e não ficar a perder no desempenho e na autonomia. A ideia sai reforçada com este iPhone 14 Pro Max, pelo que esta é uma solução que recomendamos quando estiver a pensar comprar um smartphone da maçã. Resta dizer que a Swappie envia os iPhones recondicionados numa caixa branca com um cabo e uma ferramenta de remoção de SIM, o que é bastante razoável.

Ler artigo completo