Iraniano revela que teve um “orgasmo rosa”. Médicos falam num caso raro de sinestesia

1 mes atrás 45

No Irão, médicos locais revelaram um caso raro que envolve um homem de 31 anos que teve uma alteração na visão após um orgasmo. De acordo com o relato, logo após o clímax, o homem notou que a visão mudou drasticamente, tornando-se mais nítida e dominada por tonalidades cor de rosa.

O paciente descreveu a experiência, contando que teve uma “visão de alto contraste com uma cor rosa dominante em todos os lugares”. Os médicos diagnosticaram esta condição como uma forma única de sinestesia — um fenómeno neurológico em que os sentidos conjugam-se de maneiras incomuns, avança o website Interesting Engineering.

Sabe o que é a sinestesia?

A sinestesia é uma condição em que uma estimulação em apenas um sentido provoca automaticamente uma resposta noutro sentido e estima-se que afete entre 1% a 4% da população,. Embora existam mais de 100 tipos diferentes de sinestesia, o mais comum envolve a associação de cores com letras, números ou períodos de tempo, como dias da semana ou meses.

No entanto, a manifestação específica da sinestesia deste homem é rara. Segundo um estudo citado no livro Synesthesia: Perspectives From Cognitive Neuroscience, apenas 1,2% das pessoas com sinestesia relatam mudanças visuais de cor durante o orgasmo.

O homem também explicou que teve uma experiência idêntica na infância durante alguns episódios de dor intensa no peito devido a uma doença cardíaca. O iraniano descreveu que, naqueles momentos de dor, tinha uma visão “branca”, uma sensação que desapareceu na vida adulta quando a doença cardíaca foi tratada.

Este é um caso muito raro de sinestesia, em que tanto o prazer como a dor são percecionados através de cores, e que prova o quão complexo é o cérebro humano e como existem várias formas dos sentidos manifestarem-se.

Ler artigo completo