Irão cria unidade especial de marinheiros para operações no mar Cáspio

9 meses atrás 87

O comandante da Marinha da Guarda Revolucionária, Ali Reza Tangsiri, explicou que o objetivo é replicar este mesmo sistema no mar Cáspio, lembrando que a força paramilitar naval Basij (milícia que responde aos Guardas da Revolução e ao líder supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei) já conta com 55 mil soldados voluntários e cerca de 33 mil navios.

Estas unidades navais irão reforçar a capacidade de responder a situações de emergência, por exemplo em caso de ataques pirata, e, segundo as autoridades iranianas, podem mesmo navegar até Tanzânia, no sudeste de África, numa espécie de "Marinha Sombra".

Os navios são equipados com projéteis cujo calibre pode chegar a 107 milímetros, que "são disparados quando necessário", explicou o chefe da Marinha da Guarda Revolucionária.

A segurança marítima no Médio Oriente é agora motivo de maior preocupação devido à crescente ameaça militar dos rebeldes Huthi do Iémen no Mar Vermelho, na sequência da ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza, em retaliação ao ataque sem precedentes conduzido pelo grupo islamita palestiniano Hamas em 07 de outubro no sul de Israel.

Os Huthis são aliados do Irão, que também apoia o Hamas em Gaza e o movimento xiita Hezbollah no Líbano.

Leia Também: Irão acusado de dar drones à Rússia, enriquecer urânio e testar mísseis

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo