Irão identifica suspeitos dos ataques à bomba da semana passada no país

8 meses atrás 128

Em 03 de janeiro, na cidade de Kerman, no sudeste do Irão, dois bombistas suicidas fizeram-se explodir durante as cerimónias de homenagem ao general iraniano Qassem Soleimani, morto num ataque de 'drones' dos Estados Unidos em 2020 no Iraque.

O Ministério da Informação iraniano, citado pela agência de notícias oficial IRNA, divulgou que o principal suspeito de planear os ataques é um cidadão tajique, conhecido como Abdollah Tajiki.

Segundo a IRNA, o suspeito entrou no país em meados de dezembro, atravessando a fronteira sudeste do Irão, e saiu dois dias antes dos ataques, depois de fabricar as bombas.

O Ministério da Informação também identificou um dos bombistas suicidas, de apelido Bozrov, afirmando que o homem tinha 24 anos e dupla nacionalidade, tajique e israelita.

As autoridades disseram que este bombista também chegou ao Irão cruzando a fronteira sudeste, após passar por meses de treino do EI no Afeganistão.

O Ministério iraniano disse ainda que as autoridades estavam a tentar identificar o segundo bombista suicida. Na reivindicação de responsabilidade sobre os ataques, o grupo Estado Islâmico declarou que os dois bombistas eram Omar al-Mowahed e Seif-Allah al-Mujahed.

As autoridades iranianas detiveram até agora 35 pessoas em várias províncias com supostas ligações aos atentados.

Leia Também: Líder iraniano apela à destruição dos responsáveis dos ataques em Kerman

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo