ISQ assina agenda da Aliança para a Transição Energética

9 meses atrás 88

A ATE-Aliança para a Transição Energética é realizada no âmbito do programa de recuperação e resiliência (PRR), e conta com 80 parceiros. A ISQ assinou a esta parceria e vai agora participar em 15 projetos.

O ISQ, uma empresa com serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios e atividades de I&DT e Inovação, assinou a agenda ATE-Aliança para a Transição Energética, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Assim, a empresa vai participar em 15 projetos, cinco dos quais na área do hidrogénio, integrando um consórcio com 80 parceiros.

A EFACEC é a empresa líder desta agenda, que conta com um orçamento total de 343 milhões de euros, e que pretende reforçar a competitividade e resiliência das empresas do sector energético, tendo por base tecnologia e know-how desenvolvido e consolidado no sector. O ISQ vai dinamizar um projeto de 5,3 milhões para que o país avance na transição energética.

A empresa vai intervir ao nível do gás, segurança, certificação de máquinas, gestão de ativos, inspeções elétricas, gestão da integridade, sistemas e soluções digitais, estudo de materiais avançados, eficiência recursos, eficiência térmica, entre outras especialidades.

Pedro Matias, presidente do ISQ, afirma que com esta ‘assinatura’ “pretende-se colocar Portugal na liderança da descarbonização da sociedade, tirando partido da nossa disponibilidade única de fontes de energia renováveis e do nosso know-how tecnológico e científico no domínio da Energia”.

“Atendendo à relação estreita com a indústria e dado estar na linha da frente da investigação e inovação no setor energético, o ISQ assume aqui um papel relevante no sentido em que pode dar um apoio efetivo nestas iniciativas que são impulsionadas pelas necessidades de mercado”, salienta Pedro Matias.

Sérgio Tadeu, gestor da Agenda ATE do ISQ, revela que “nesta agenda, o ISQ, enquanto entidade do sistema científico e tecnológico, participa maioritariamente em projetos de IDT – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, alavancando o seu conhecimento científico, tecnológico e de engenharia, em diferentes domínios de especialidade”.

Ler artigo completo