Israel consegue acordo com o Qatar para entrega de medicamentos a reféns

8 meses atrás 89

Israel chegou a um acordo com o Qatar, esta sexta-feira, que vai permitir a entrega de medicamentos aos reféns detidos pelo Hamas, na Faixa de Gaza. A informação foi avançada pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, em comunicado.

Os medicamentos serão entregues "nos próximos dias". 

De notar que, atualmente, estima-se que 120 reféns permaneçam em cativeiro. Foi também um acordo mediado pelo Qatar e pelos Estados Unidos que permitiu uma trégua em novembro e que resultou numa troca de reféns por prisioneiros palestinianos.

O grupo tem sido criticado por não permitir que os reféns fossem vistos por médicos da Cruz Vermelha, com Israel a alegar que vários têm problemas de saúde pré-existentes.

Recorde-se que o atual conflito foi desencadeado após um ataque do movimento islamita palestiniano em solo israelita, que deixou cerca de 1.140 pessoas, na maioria civis, e mais de 200 foram levadas para a Faixa de Gaza como reféns.

Em retaliação, Israel prometeu eliminar o Hamas e lançou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, onde nos últimos três meses, segundo o governo local, já foram mortas mais de 23 mil pessoas, na maioria mulheres, crianças e adolescentes.

Leia Também: Alemanha rejeita acusações de genocídio na Faixa de Gaza

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo