Israel declara onze 'kibbutz' perto de Gaza como "zona militar"

2 meses atrás 62

Conflito Israel-Palestina

A medida vai abranger, além das zonas residenciais dos 'kibbutz' (comunidades rurais de inspiração socialista), as áreas de cultivo. Em comunicado, as Forças Armadas alertam que o "acesso fica proibido" e apenas autorizado após "coordenação prévia".

Israel declara onze 'kibbutz' perto de Gaza como "zona militar"

Ronen Zvulun

O Exército de Israel declarou zona militar vários 'kibbutz' situados perto da Faixa de Gaza, cujos acessos ficarão interditados, indica um comunicado divulgado esta terça-feira.

De acordo com a nota que foi transmitida através do portal oficial das Forças Armadas, a medida vai abranger, além das zonas residenciais dos 'kibbutz', as áreas de cultivo alertando que o "acesso fica proibido" e apenas autorizado após "coordenação prévia".

A imposição entrou em vigor na última madrugada e afeta os 'kibbutz' (comunidades rurais de inspiração socialista) de Netiv HaAsara, Kfar Aza, Nahal Oz, Kisufim, Ein HaSlosha, Nirim, Nir Oz, Nir Yitzhak, Sofa y Hulit.

O primeiro kibbutz foi estabelecido em 1909, em Kniret, Galileia, antes do estabelecimento do Estado de Israel de Israel, em 1949. Até ao momento, as autoridades políticas de Israel não se pronunciaram sobre a medida imposta pelos militares.

Os representantes dos kibbutz situados perto do enclave palestinianos ainda não se pronunciaram, sendo que não há detalhes sobre a forma de permanência dos habitantes das comunidades israelitas (kibbutzim), após a implementação da medida.

No dia 7 de outubro de 2023 o grupo islamita palestiniano Hamas atacou território israelita, incluindo os 'kibbutz' Beeri e o Kfar Aza, provocando a morte a 1.200 pessoas. A resposta militar de grande envergadura de Israel contra Gaza fez até ao momento 38.600 mortos, de acordo com o Hamas que controla o enclave.

Ler artigo completo